A 2ª Semana de Fisioterapia das Faculdades Católicas Salesianas de Araçatuba terminou nesta quarta-feira com a realização de parte artística, palestra e confraternização.

O evento deste ano, que enfocou o tema Atualidades em Recursos Fisioterápícos, teve por objetivo oferecer aos participantes, entre eles estudantes, docentes e profissionais, informações sobre novas áreas que estão se destacando através de excelentes resultados nos tratamentos fisioterápicos.

Na abertura realizada na segunda-feira, a partir das 8h30, houve a apresentação do Coral Canto e Encanto, formado por funcionários dos Correios de Araçatuba. Em seguida, fez uso da palavra o Diretor Geral das Faculdades Católicas Salesianas, Pe. Luigi Favero. Ele manifestou seu contentamento pela efetivação desta 2a. Semana de Fisioterapia, cujo entusiasmo na preparação e realização foram visíveis. “Fica evidente a motivação também pelo aprender demonstrada pelos participantes”, comentou.

“Quando as pessoas fazem as coisas com alegria e entusiasmo, na verdade elas estão praticando este ato com o coração”, acrescentou o Pe. Luigi. Ele aproveitou para lembrar artigo publicado na imprensa americana, segundo o qual as escolas de origem religiosa formam seus alunos com uma grande consciência ética. Ao finalizar suas palavras, disse que “a segunda semana era uma criança, mas cresceu e agora é uma adolescente” e sugeriu aos organizadores que ampliem de 3 para 5 dias os próximos eventos na área, exatamente pela importância que têm para a Instituição e para a comunidade acadêmica.

A primeira palestra apresentada foi sobre o tema Atualização em Laserterapia: Dosimetrias Propostas, proferida pelo professor Marcos Antônio Pereira Britto, formado pela Faculdade Católica Salesiana de Lins. Ele é mestre em bioengenharia na área de Laser de Baixa e Alta Potência pela UNIVAP de São José dos Campos e atua como docente nos cursos de Fisioterapia das Faculdades Adamantinenses Integradas, FAI, e da FAP-FADAP, de Tupã.

A partir das 14h, nas Clínicas de Fisioterapia e Enfermagem, localizadas no espaço da UNA, houve apresentação dos trabalhos científicos inscritos, nas formas oral e painel. A abertura da 2a. Semana de Fisioterapia teve, também, outro momento de gala com o lançamento do livro Fisiologia: Base para o Diagnóstico Clínico e Laboratorial, escrito por quatro autores de uma mesma família: Casimiro Cabrera Peralta, Marília Abud de Cabrera, Rossana Abud Cabrera Rosa e Roseliz Abud Cabrera Vuolo. (Leia matéria própria neste site).

Carla Komatsu Machado, coordenadora do curso de Fisioterapia das FCS, destacou que o evento tinha como objetivo proporcionar novos conhecimentos para os alunos, docentes e profissionais locais e de outras cidades participantes. “Em especial, esta 2a. Semana deu início às apresentações dos trabalhos científicos de docentes e alunos da nossa Instituição e de outras entidades da Região”, comentou Carla, lembrando que todas as apresentações estão gravadas em CD.

“Nestes últimos 8 anos à frente da coordenação de cursos de Fisioterapia eu me sinto extremamente gratificada quando percebo o interesse dos alunos e a motivação deles por participar de um evento promovido pela nossa Instituição”, declarou Carla, citando que neste ano 320 pessoas estão participando e 32 trabahos científicos foram inscritos para apresentação nas formas oral e painel.

A confraternização do evento ocorreu nesta quarta-feira, ás 10h30, com a realização de um brunch nas dependências do Restaurante Kabana Grill.

O Prof. Paulo Umeno Koeke, mestre em bioengenharia, ministrou a palestra Atuação da Fisioterapia nas Desordens Temporomandibulares

Pe. Luigi Favero abre a 2ª Semana de Fisioterapia e fala da importância do evento para as FCS e para a comunidade acadêmica.