Evento teve lançamento de balões biodegradáveis com sementes de árvores nativas e queima de fogos de artifício
O UniSALESIANO de Araçatuba realizou nesta quinta-feira, à noite, a solenidade de abertura oficial da 2ª. Semana de Cultura e Cidadania. O evento, que aconteceu na Igreja Universitária em clima de festa e emoção, teve início com a apresentação da Orquestra e Coral Incantus, com uma performance que arrancou vibrantes e intensos aplausos da plateia.
O Pe. Luigi Favero, Diretor Geral da Instituição, fez questão de saudar em primeiro lugar os acadêmicos, pedindo que eles fossem aplaudidos. “Estamos aqui por vocês”, disse, falando de sua renovada alegria de estar sempre com eles e afirmando que também os professores estavam sendo lembrados. Ele explicou porque a Semana de Cultura e Cidadania tem um cata-vento como logomarca. “O cata-vento recolhe o vento e o espalha e também este é o sentido da Semana, que reúne o conhecimento e as experiências obtidas pela Universidade e os entrega à sociedade”, destacou.
Em seguida, a professora Rossana Abud Cabrera Rosa, coordenadora geral da 2ª Semana de Cultura e Cidadania, fez um relato sobre os objetivos do evento e anunciou a programação para a sexta-feira e o sábado.
Convidado para falar, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Dr. Jaime José da Silva, disse que cultura e cidadania são fatores importantes que fortalecem e sustentam a democracia. “Não existe democracia sem política e sem interação e este exemplo que o UniSALESIANO nos oferece é motivo de orgulho para todos nós”.
Ele elogiou a realização do evento, lembrando que se trata de uma prestação de importantes serviços à comunidade e que todas as atividades e ações da Semana da Cultura e Cidadania eram gratuitas. Ao final, entregou ao Pe. Luigi um Voto de Aplauso, de sua autoria, que a Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade, em reconhecimento ao excelente trabalho desenvolvido pelo Diretor do UniSALESIANO em prol da educação e das ações sociais.
O bispo diocesano, Dom Sérgio Krzywy, pediu que “Deus repousasse sobre nós o Seu olhar, protegendo-nos e realizando o Seu projeto de amor para todos os seus filhos”. Destacou que a relevância da 2ª Semana de Cultura e Cidadania estava nos serviços e nas ações que seriam realizados em prol da sociedade.
Após o encerramento da solenidade de abertura, todos os presentes seguiram para o espaço externo, em frente à Igreja Universitária, onde assistiram ao lançamento na atmosfera de dois mil balões biodegradáveis com sementes de árvores nativas da região e a um espetáculo de queima de fogos de artifício, em momento que encantou e emocionou a todos.