Alunos do Colégio Salesiano “Dom Luiz Lasagna” se reuniram no UniSALESIANO, entre os dias 14 a 16 de março, para participarem da 2ª Jornada Salesiana.
Com o tema “Ancorados na Esperança”, que foi inspirado na motivação para a Família Salesiana em 2025, a jornada foi acompanhada pelo Pró-Reitor de Pastoral, Pe. Paulo Jácomo, SDB, com a coordenação do colaborador Bruno Henrique Ferreira Carvalho, e equipe de pastoral do Colégio e UniSALESIANO. Contou também com voluntários acadêmicos e alunos.
Durante os três dias de jornada, os jovens do 9º ano do Ensino Fundamental e das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, tiveram momentos de reflexão, dinâmicas e vivências pastorais, sempre guiados pelo carisma salesiano.
Segundo o Coordenador de Pastoral do Colégio Salesiano, José Valentim da Silva Filho, a experiência fortalece o compromisso dos alunos com a fé e a comunidade. “A jornada é um convite para que os jovens se sintam parte de algo maior, entendam a importância da espiritualidade em suas vidas e percebam que a Fé é a esperança são âncoras que nos mantém firmes diante dos desafios”, destacou.
AJS
Além de proporcionar um espaço de crescimento pessoal e espiritual, a jornada também propõe a formação de grupos juvenis dentro do ambiente escolar, fortalecendo a Articulação da Juventude Salesiana (AJS). Valentim afirma que essa construção coletiva é essencial para a vivência salesiana no cotidiano dos estudantes. “Queremos que essa experiência se estenda para além da Jornada . A ideia é que os jovens levem essa vivência para seu grupo de amigos, suas realidades, transformando o ambiente escolar e social com os valores que aprenderam aqui”, ressaltou.
Para o diretor do evento, a 2ª Jornada Salesiana reafirmou o compromisso de educar e evangelizar com alegria, esperança e protagonismo juvenil, inspirando os alunos a viverem o carisma salesiano em sua plenitude.
A aluna do 2º ano do Ensino Médio, Júlia Souza Moroti, disse ter achado a experiência incrível. “Lá, me senti segura e muito especial com o amor de Jesus. Se eu pudesse, reviveria esse momento que eu tive várias vezes”, comentou.
Por fim, o estudante do 9º ano do Ensino Fundamental, José Henrique Favarin Celestino, reforçou que viveu momentos de mudança com a Jornada, dando a oportunidade de pensar em atitudes sempre melhores. “Foi um momento da minha vida que eu consegui me aproximar de Deus, foi incrível! Parecia que Jesus estava ali do meu lado, e realmente estava”, concluiu.