O UniSALESIANO sediou a segunda edição da campanha “Minutos que Valem Vidas”, promovida pela Liga Acadêmica de Oncologia (LAO), nos dias 14 e 15 de maio, das 19h às 21h. A ação teve como objetivo principal o cadastro de voluntários para doação de medula óssea no REDOME (Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea).

A campanha foi organizada pela presidente da LAO, Bruna Tatibana de Lima, juntamente com os preceptores da Liga, a enfermeira e professora Laila Marcelino Franco e o médico e professor Caio Satoru Ramos Saito. O evento contou também com o apoio do Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação do UniSALESIANO, André Ornellas.

“A campanha não só buscou aumentar o número de voluntários cadastrados no REDOME, mas também divulgou informações sobre a importância da doação de medula óssea e conscientizou sobre doenças como a leucemia, que muitas vezes necessitam desse tipo de tratamento”, explicou Bruna.

Segundo ela, a parceria com o Hemocentro de Araçatuba foi essencial para o sucesso do evento. “O Hemocentro forneceu apoio logístico e disponibilizou sua equipe para a coleta de sangue e auxílio aos estudantes durante o processo”, explicou a presidente da LAO.

SANGUE

Durante o evento, os voluntários preencheram uma ficha de cadastro autorizando a doação e tiveram 10ml de sangue coletados para análise de compatibilidade. Todos os dados dos doadores foram enviados para o banco de dados do REDOME. “Quando um doador potencialmente compatível é encontrado, são realizados testes complementares de compatibilidade”, disse Bruna.

Se a compatibilidade for confirmada, o próximo passo é preparar tanto o receptor quanto o doador para a doação, um processo que é completamente coberto pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

O registro no REDOME é interligado em todo o Brasil e com bancos de dados internacionais, ampliando as chances de encontrar doadores compatíveis para pacientes ao redor do mundo. A campanha “Minutos que Valem Vidas” reforça a importância da solidariedade e do compromisso social, promovendo a conscientização e a educação em saúde.