O Colégio Salesiano “Dom Luiz Lasagna” promoveu a 1º Escola de Pais do ano de 2024, celebrando 75 anos da presença salesiana em Araçatuba e com o objetivo de destacar o papel fundamental dos pais na educação das novas gerações.

O encontro, que contou com a presença de autoridades acadêmicas, familiares, professores e coordenadores, aconteceu na noite de 18 de outubro, no auditório Papa Francisco, no UniSALESIANO. Foi marcado por reflexões sobre os desafios de educar em um mundo de constante transformação.

O Pró-Reitor de Pastoral do UniSALESIANO, Pe. Paulo Jácomo, SDB, conduziu o momento de abertura com uma oração, ressaltando o papel da família na formação integral dos filhos. “Que bonito estarmos aqui reunidos para tratar sobre o tema da educação dos filhos, uma educação integral, humana e também na fé. Jesus, que viveu na família de Nazaré, nos ensina o amor incondicional, e é isso que queremos para os nossos filhos”, afirmou.

Por sua vez, o Diretor-Geral do Colégio Salesiano e Reitor do UniSALESIANO, Pe. Paulo Fernando Vendrame, SDB, disse que os salesianos em Araçatuba têm a alegria de ser uma presença que acompanha todo arco do processo na educação e evangelização, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior.

“Nesses 75 anos, estamos iniciando este belo projeto da Escola de Pais, um espaço para fortalecer os laços entre família e escola”, destacou, ao completar que: “Não somos apenas uma escola, somos uma escolha de vida, um caminho para o desenvolvimento integral dos nossos alunos, com o coração e com o conhecimento, para que estes  possam fazer a diferença no mundo.”

O evento também contou com a presença do Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. André Ornellas, e da Pró-Reitora Administrativa, Vanda Aparecida Guilherme de Moura, além de coordenadores e professores do Colégio Salesiano e do UniSALESIANO.

A palestra da noite foi ministrada pelo renomado palestrante motivacional Steven Dubner, conhecido por seu trabalho pioneiro com esporte para pessoas com deficiência. Fundador da Associação Desportiva para Deficientes (ADD), Dubner trouxe uma mensagem inspiradora, baseada em sua vasta experiência internacional com atletas que diariamente superam limites.

“O esporte tem o poder de transformar vidas, e quando falamos de pessoas com deficiência, esse impacto é ainda maior”, afirmou.

Sua palestra, com o tema “A forma como escolhemos olhar para o mundo, cria o mundo que vemos e que somos”, emocionou o público ao abordar temas como superação, inclusão e a capacidade de transformar dificuldades em oportunidades.

“Há 40 anos, iniciamos um trabalho para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência através do esporte. Mudamos a vida de milhares de brasileiros, que, ao saírem de casa para treinar, encontraram novas oportunidades de socialização, trabalho e autonomia”, relatou o palestrante.

A primeira Escola de Pais 2024 reafirmou a importância do diálogo entre escola e família e abriu as portas para novas iniciativas voltadas para o futuro, sempre tendo como guia os valores de Dom Bosco: Razão, espiritualidade e afeto.