“A realidade transcendeu e, hoje, o mundo virtual faz parte dessa realidade”. A frase dita pelo Diretor do UniSALESIANO de Araçatuba, Pe. Erondi Tamandaré – sdb, define bem o resultado do 1º C.I.T.E. (Congresso Internacional de Tecnologia na Educação), promovido pelo UniSALESIANO e aberto para mais de 130 países, por meio de uma parceria de divulgação com a Rede Mundial IUS – Instituições Salesianas de Educação Superior.

O evento, realizado de forma online entre os dias 13 e 15 de outubro, alcançou milhares de acessos. Os inscritos tiveram a chance de assistir mais de 90 palestras das áreas da saúde, sociais, tecnológicas e exatas. E também palestras ao vivo com influenciadores digitais, como o youtuber Thiago Nigro, criador do canal do Youtube, O Primo Rico; e Pierre Mantovani, CEO e sócio-fundador da Omelete Company.

Além disso, os participantes puderam investir na certificação digital e NFT – “non-funglibe token” ou “token não-fungível”, em tradução livre. Trata-se de uma tecnologia que transforma qualquer mídia digital em algo único e insubstituível através de um blockchain (um tipo de protocolo de segurança), registrado no BCA – Brazyl Crypto Art.

De acordo com Pe. Erondi, o Congresso inseriu, estimulou e refletiu sobre a importância da Tecnologia na Educação e no cotidiano da vida real da sociedade. “A adesão nacional e internacional do evento e sua repercussão demonstram que o UniSALESIANO, como toda Organização séria, está em diálogo com a sociedade, vislumbrando uma realidade futura, que é construída a partir das respostas que damos hoje”, salientou o Diretor do UniSALESIANO de Araçatuba.

Para o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação do UniSALESIANO, André Ornellas, o Congresso atingiu seu objetivo, que foi promover avanços tecnológicos impactantes e também mudanças no padrão de pensamento. “Reflexões necessárias aconteceram durante os três dias de evento. Foram fundamentais para transformar e evoluir o pensamento de quem participou”, completou.

O Reitor do UniSALESIANO e Diretor do UniSALESIANO Lins, Pe. Paulo Fernando Vendrame, salientou que a realidade virtual, hoje, mais do que nunca, tornou-se uma extensão do nosso cotidiano, e é possível usar essa realidade virtual como um meio de formação humana e profissional. “A pandemia acelerou a reinvenção da educação e o UniSALESIANO foi capaz de descobrir esse caminho novo e de utilizar essas ferramentas como um meio privilegiado de continuar a sua missão educacional”, ressaltou.

Para quem se inscreveu e investiu na certificação do evento, terá acesso a todo o conteúdo (+ de 90 palestras) por mais 30 dias, pelo site congresso.unisalesiano.com.br.