O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba promoveu na última terça-feira, dia 1º de junho, às 21 horas, a 1ª Mostra Cine, TV e Arte. O evento teve por objetivo realizar apresentações de comerciais para cinema, TV, cartazes de publicidade e propaganda & arte, criação de mascotes e fotografia publicitária produzidos por alunos do 5º e 7º termos do curso de Publicidade & Propaganda da Instituição.

Os trabalhos foram supervisionados pelos professores Clayton Cantanti dos Santos, Aline Denofre Berti e Eliane Montressol, com a participação especial do aluno Wendel Fernandes, encarregado das edições de todo o material de vídeo apresentado.

A 1ª Mostra Cine, TV e Arte foi desenvolvida para permitir que os alunos dos mencionados termos pudessem apresentar, na prática, o aprendizado teórico que receberam nas salas de aula, com base no ensino das disciplinas que englobam produções audiovisuais e de design gráficos.

Um dos pontos considerados como um grande diferencial na realização do evento foi o fato de os organizadores terem conseguido envolver os acadêmicos de todos os termos, despertando neles a possibilidade de enfrentarem um desafio, ou seja, o de criar seus trabalhos inspirados na obra de famosos diretores de cinema, cujos nomes foram sorteados entre os grupos. Assim, mestres da sétima arte como Alfred Hitchcock, Quentin Tantanrino, Steven Spielberg, Charlie Chaplin, Clint Eastwood, Pedro Almodovar e outros serviram de referência para os temas e formas imaginados. Paralelamente, uma outra série de comerciais exibidos tratava de questões ligadas ao meio ambiente, à generosidade humana e a outros temas previamente escolhidos.

Outro fato importante do evento foi a recriação perfeita do ambiente de uma sala cinematrográfica que continha desde o tapete vermelho e cartazes de filmes até a tradicional pipoca oferecida aos espectadores.

A programação da 1ª Mostra Cine, TV e Arte incluiu, também, a apresentação dos chamados “comerciais de quinta categoria”, em que grupos de três acadêmicos deveriam apresentar seus trabalhos de improviso, utilizando temas sorteados na hora e usando objetos que vinham em caixas. Trata-se de uma brincadeira realizada entre alunos que visa a aguçar a criatividade e que colabora para provocar uma maior integração entre eles.