A Liga Acadêmica de Fisiologia e Fisiopatologia Humana (LAFFH), do Curso de Medicina do UniSALESIANO de Araçatuba, realizou a 1ª Jornada Acadêmica de Fisiologia Médica, em setembro e outubro de 2024. Com quatro encontros semanais, o evento aconteceu nos dias 12, 19 e 26 de setembro, e 3 de outubro, sempre às quintas-feiras. O evento contou com a participação de sete professores e doutores do UniSALESIANO e foi um sucesso, reunindo mais de 220 inscritos.

Segundo o acadêmico Fábio Barreto, vice-presidente da LAFFH e um dos organizadores do evento, a jornada foi uma excelente oportunidade para os acadêmicos aprofundarem seus conhecimentos em fisiologia desde os primeiros semestres do curso até a formação. “Tivemos uma participação expressiva, com mais de 220 inscritos. O auditório Papa Francisco, o maior da Instituição, ficou completamente lotado, e tivemos que encerrar as inscrições antecipadamente devido à alta demanda”, destacou.

Para a organização, a jornada foi um marco para a Liga Acadêmica, ao abranger temas essenciais e contribuir de forma significativa para a formação dos acadêmicos. “A qualidade das palestras e o envolvimento dos professores, incluindo a preceptora Dra. Adriana Almeida, o Dr. Ângelo, o Dr. Renato e o Dr. Marcelo, foram fundamentais para o sucesso da jornada”, completou.

CRONOGRAMA

No primeiro encontro, ocorrido no dia 12 de setembro, os palestrantes foram o Dr. Ângelo César Fernandes Jacomossi, que abordou o tema “Fisiopatologia e manejo da Obesidade”, e o Dr. Renato Takeshi Ishizava, que tratou sobre “Fisiopatologia e manejo da Aterosclerose”.

Já no dia 19 de setembro, a Dra. Vilma Neri Shinsato apresentou uma palestra sobre o “Fisiopatologia e manejo do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM)”, seguida pela Dra. Monize Aparecida Gonçalves Nascimento, que falou sobre a “Fisiopatologia e manejo da Insuficiência Cardíaca (IC)”.

No terceiro encontro, realizado no dia 26 de setembro, o Dr. Vinícius Nakadi Orsatti abordou a “Fisiopatologia e manejo da Síndrome Nefrítica/Síndrome Nefrótica”, enquanto a Dra. Priscila Sayuri Kusano Yamamoto ministrou uma palestra sobre “Fisiopatologia e manejo da Doença Renal Crônica (DRC)”.

O evento foi finalizado no dia 3 de outubro com a palestra do Dr. Marcelo Spegiorin Moreno, que abordou os “Distúrbios do Equilíbrio Ácido-Base”. O encerramento contou ainda com um coquetel de confraternização para todos os participantes.

REPERCUSSÃO

Devido à grande repercussão e sucesso, um acordo foi firmado com a Coordenação do Curso de Medicina para que a Jornada Acadêmica de Fisiologia Médica se torne um evento anual. A previsão é que a próxima edição ocorra no primeiro semestre de 2025, ampliando ainda mais o impacto no aprendizado e desenvolvimento dos futuros médicos da Instituição.

O Coordenador do Curso de Medicina, Dr. Antônio Poletto, destacou que a jornada refletiu o compromisso da Instituição com a excelência na formação dos acadêmicos. “Proporcionou um ambiente de aprendizado contínuo e uma oportunidade para os acadêmicos aperfeiçoarem seus diagnósticos e raciocínio clínico, pilares fundamentais para a prática médica”, concluiu Poletto.