Uma iniciativa inédita na cidade e região possibilitou a realização, no último sábado, 27, da 1ª Copa Universitária UniSALESIANO de Judô e Jiu-Jitsu. Delegações e representantes de 14 instituições de cursos superiores participaram das competições, que se estenderam das 10h às 17h no Ginásio de Esportes do E. C. Corínthians.
A Comissão Organizadora do evento informou que pelo menos 120 atletas compareceram. O UniSALESIANO levou para as quadras o maior número de representantes.
A Copa, cuja segunda edição já foi anunciada para o ano que vem, teve uma abertura que provocou muita emoção entre todos. O juramento dos atletas e as reverências que eles faziam aos adversários e ao espaço onde participariam da competição resultaram em momentos de muito respeito e confraternização. Igualmente, o juramento dos árbritos também transcorreu de forma solene. Nos alto-falantes músicas típicas de olimpíadas e competições esportivas encantavam a platéia e os atletas, criando e estabelecendo um clima bastante criativo.
A 1ª Copa Universitária UniSALESIANO de Judô e Jiu-Jitsu contou com o apoio da da Prefeitura Municipal e da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, do Governo do Estado de São Paulo.
O Vice-Diretor Geral do UniSALESIANO, Prof. André Luís Ornellas, que no ato também representou o Diretor Geral da Instituição, Pe. Luigi Favero, fez a acolhida a todos os participantes. Ele falou da importância do apoio que as entidades educacionais devem dedicar ao esporte, estimulando seus atletas a participarem sempre de competições semelhantes, interna ou externamente.
Em seguida, ele foi homenageado com a entrega de uma placa, em que os atletas do UniSALESIANO reconheceram e agradeceram o seu empenho para que o evento fosse realizado.
Após a cerimônia de abertura houve a exibição do Grupo Ryuhmei Wadaiko, da Associação Cultura Nipo-Brasileira, que apresentou um espetáculo de som e coreografia desenvolvido por jovens integrantes daquela entidade.
Participaram da 1ª Copa UniSALESIANO de Judô e Jiu-Jitsu atletas das seguintes instituições: Faculdade Estácio de Sá, de Ourinhos; Faculdades Integradas FAFIBE, de Bebedouro; Faculdades Integradas Urubupungá, de Pereira Barreto; Faculdade Metodista e FATEB, de Birigüi; Fundação Educacional de Andradina; Fundação Gammon de Ensino, de Paraguaçu Paulista; FUNEC, de Santa Fé do Sul; Instituto Mackenzie, de São Paulo; UniTOLEDO, de Araçatuba, USP, Unidade de Piracicaba; Unesp, Unidade de Araçatuba; UniLINS, de Lins; e UniSALESIANO, de Araçatuba.
Houve premiação em dinheiro, além da entrega de troféus e medalhas para as equipes que obtiverem a maior pontuação durante a competição. O encerramento festivo do evento ocorreu Casa de Show Villa Rica, com a apresentação da banda Pra Quinteto Falta Um.
O coordenador do evento, Prof. Ricardo Soares de Almeida, reiterou que a promoção desta primeira copa tinha dois grandes objetivos: integrar atletas de diversas instituições educacionais e arrecadar fundos para o Projeto Amor Solidário, uma ação social desenvolvida em prol de crianças carentes do Bairro São José. Esse trabalho é realizado aos sábados pela manhã nas dependências do SESI, através da aplicação de atividades recreativas, esportivas e culturais para cerca de 200 crianças….
O Prof. André Luís Ornellas foi homenageado pelo apoio e incentivo que dedica ao esporte do UniSALESIANO
O Grupo de Taikô da Associação Cultural Nipo-Brasileira deu um show de som e coreografia com tambores