Foi realizada na terça-feira (26/08), nos períodos da manhã e noite, no hall de entrada do Bloco A do campus do UniSALESIANO de Araçatuba, a 1ª Comunicação Científica dos alunos que participam do PIBIC – Programa Institucional de Bolsa para Iniciação Científica. Foram expostos 19 trabalhos de alunos de cursos das áreas de exatas, biológicas e humanas.
No próximo dia 6 de setembro, em Lins, acontecerá o 3º Seminário de Iniciação Científica do UniSALESIANO, quando haverá a apresentação de todos os trabalhos dos alunos dos dois campus universitários. Na ocasião, haverá a seleção e premiação de trabalhos.
Os projetos de pesquisa de iniciação científica que estão sendo apresentados agora foram selecionados em agosto de 2013. Os alunos participantes receberam do UniSALESIANO e do CNPQ bolsas de ensino de 50% do valor da mensalidade. Também participaram alunos voluntários.
Entre os trabalhos expostos está o de “Avaliação do conhecimento e uso de plantas medicinais entre os acadêmicos do UniSALESIANO de Araçatuba”, de autoria de alunos do curso de Farmácia. Em parceria com acadêmicos do curso de Nutrição, alunos da Farmácia também realizaram uma pesquisa sobre “Avaliação Parasitológica de ovos e cistos de enteroparasitas em alface comercializadas em feiras livres do município de Araçatuba”.
Do curso de Direito, um grupo de alunos apresentou o trabalho sobre “Parâmetros e efeitos da Lei 12.318/10 – Alienação Parental”; das Engenharias, foram expostos trabalhos sobre “Simulação Numérica de Vigas de Concreto Armado Via Teoria do Dano” e “Modelo de dano a plicado à simulação computacional de elementos de subestrutura de concreto armado”.
O prof. Dr. Luiz Gustavo Ferraz Lima, coordenador do PIBIC, avaliou como muito positivo o resultado da pesquisa científica realizada pelos alunos. Segundo ele, o “principal objetivo é divulgar o programa aos alunos que ainda não o conhecem e trazê-los para apesquisa e para a ciência”.