Aproximadamente 130 acadêmicos do 1º termo do Curso de Medicina Veterinária do UniSALESIANO mergulharam no universo da anatomia e realizaram uma exposição com ossadas de animais, no dia 29 de maio.
A docente Jamila Baptistella ressaltou que esse projeto é de grande magnitude, pois envolve desde a preparação dos ossos até a montagem dos esqueletos, tudo feito pelos acadêmicos. “É uma atividade que me dá muito trabalho para os alunos porque eles realmente descarnam o animal, maceram o animal,” explicou a docente, ao frisar que, na exposição, foram apresentados esqueletos de diversos animais, incluindo bovinos, javalis, ratos, peixes, e membros de outras espécies.
Segundo Jamila, os acadêmicos coletam os animais – que devem ser domésticos e já estarem mortos – e realizam todo o processo de limpeza e preparação dos ossos. “Eles encontram um animal morto, que não seja um animal selvagem ou silvestre, mas sim um animal doméstico, e aí eles descarnam, eles que fazem tudo, preparam o osso, limpam, e aí eles montam esse esqueleto,” contou.
A atividade apresenta uma importância pedagógica, que facilita a compreensão da anatomia. “É muito legal, porque aí forma uma interação muito grande entre eles, é um grande aprendizado”.
Apesar dos desafios e contratempos, o resultado final foi amplamente positivo e a exposição atraiu a atenção de toda a comunidade acadêmica. “O sucesso da exposição reflete o esforço coletivo e a paixão pela anatomia animal, transformando um projeto árduo em uma experiência educativa inesquecível”, concluiu a docente.