Resumo Histórico Salesiano
Os Salesianos chegaram a Cuiabá-MT, em 18 de julho de 1894, coordenados por Dom Luiz Lasagna, onde fundaram a Missão Salesiana de Mato Grosso-MS.
Os seus primeiros líderes e representantes seguiram para aquele Estado com o objetivo de continuar a obra educativa e cristã iniciada por Dom Bosco, fundador da Obra Salesiana.
Hoje, a Missão Salesiana de Mato Grosso administra mais de 20 escolas, a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande-MS, e o UniSALESIANO – Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – em Lins-SP e Araçatuba-SP.
Os Salesianos em Araçatuba
Em 1949, os Salesianos chegaram a Araçatuba com o intuito de expandir o trabalho de Dom Bosco. Já no ano seguinte, a Obra Salesiana deu início a suas atividades no município.
As personalidades que marcaram a história do Colégio Salesiano foram o pároco local, Monsenhor Vitor Mazzei, que estimulou a chegada dos salesianos à cidade, e o Pe. Pedro Cometti, responsável pelo início dos trabalhos.
A partir de 1950, a presença salesiana começou a ganhar destaque com a atuação de Pe. Mário Pellatiero, primeiro diretor do Colégio, e do Pe. Francisco Sersen, construtor da Igreja Paroquial.
O terreno onde a escola foi construída, na Rua Cussy de Almeida, foi doado pelos senhores Francisco Cocapieller, Gabriel Ganme e João Francisco dos Santos.
As Faculdades Católicas Salesianas
O Ensino Superior teve início nos Salesianos de Araçatuba a partir de 1974. Naquele ano, foi criada a Faculdade de Ciências Contábeis e Atuariais da Alta Noroeste, com o Curso de Ciências Contábeis.
Em 1993, foi instalada a Faculdade de Tecnologia da Alta Noroeste, com o Curso de Tecnologia em Processamento de Dados. Em 2001, era criado o Curso de Engenharia e, em 2002, dois novos Programas eram implantados: Engenharia Mecatrônica e Engenharia da Computação.
Com a chegada do novo Diretor, Pe. Luigi Favero, em janeiro de 2002, embora as áreas se mantivessem distintas, todos os Cursos Superiores da Instituição foram abrigados sob o novo nome de Faculdades Católicas Salesianas, título que vigorou até 28 de julho de 2005, quando se tornou um centro universitário.
Em 2003, surgia a Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da Alta Noroeste que, de imediato, iniciou os Cursos de Direito, Turismo, Administração e Publicidade e Propaganda.
Em 23 de outubro de 2003, as Faculdades Católicas Salesianas assumem a Universidade Aberta da Melhor Idade (UNA), que funciona na antiga Vila Ferroviária, no centro de Araçatuba.
Em fevereiro de 2004, foram inauguradas as Clínicas de Enfermagem e Fisioterapia, no antigo centro ferroviário, situado no centro de Araçatuba.
As Faculdades Católicas Salesianas de Lins (Sede)
Dom Henrique Mourão, bispo salesiano de Lins, iniciara sua atividade educativa na Diocese com um colégio onde funcionava a Escola de Comércio. Com a chegada dos padres salesianos, em 1939, a continuidade de seu projeto educativo estaria garantida. Eles assumiram, inicialmente, a paróquia Dom Bosco; em 1942, assumiram também o colégio e, nele, atuaram até 1966 como escola-internato. Essa modalidade prosperou e levou os Salesianos a ampliarem o prédio para receber alunos internos que predominavam, hegemonicamente, como polo de todas as atenções e foco de todas as organizações.
Em 1969, os Salesianos de Lins, tendo como Diretor o Pe. Ariento Domenici, levaram adiante a ideia da criação de cursos em nível superior com a proposta de instalação dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Durante o andamento do processo, decidiu-se pela exclusão do curso de Economia e, ao mesmo tempo, iniciou-se a elaboração do projeto para criar a Faculdade de Educação Física de Lins.
Em 10 de janeiro de 1972, acontece a aprovação da Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis de Lins – FACAC, e no dia 27 de janeiro do mesmo ano, a aprovação da Faculdade de Educação Física de Lins- FEFIL.
Em 1976, o Pe. Carlos Del Torchio entrou com processo junto ao Conselho Federal de Educação para a criação da Faculdade de Saúde de Lins. Os cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional tiveram seus projetos aprovados vinculados à Faculdade de Educação Física de Lins. Em 15/05/85 foram reconhecidos pelo MEC. Desde 1996, são oferecidos cursos de pós-graduação ‘Lato Sensu’ nas cinco áreas dos cursos oferecidos.
A Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Auxilium de Lins (Sede)
As Irmãs Filhas de Maria Auxiliadora, salesianas, chegaram a Lins em 1942 e assumiram a já existente “Escola Normal Nossa Senhora Auxiliadora” que, em 24 de março de 1957, daria lugar à fundação da Faculdade Auxilium de Filosofia, Ciências e Letras de Lins- FAL.
O primeiro Diretor foi Monsenhor Luiz Gonzaga Pasetto, responsável pelo funcionamento dos cursos de Pedagogia e Letras, criados em 1956. Logo em seguida foram estabelecidos os cursos de Geografia e História (1962) e, posteriormente, os cursos de Desenho e Artes (1977), Biologia, Química, Física e Matemática (1979), Filosofia (1993), Formação de Psicólogos (2001) e o Programa Especial de Formação Pedagógica para Docentes do Ensino Fundamental e Médio e Educação Profissional em Nível Médio (Res. CNE/CP 02 de junho de 1997).
Em 1999, a Instituição implantou uma série de cursos sequenciais, em consonância com o Artigo 44 da Lei 9394/96 e a Resolução CES n.º 1 de 27 de janeiro de 1999. Além dos já mencionados, a Faculdade Auxilium de Filosofia, Ciências e Letras mantém também cursos de Especialização e Pós-Graduação Lato Sensu (Resolução CEE n.º 12/83).
O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO
No dia 29 de julho de 2005, o Diário Oficial da União publicava a Portaria 2.701, do Ministério da Educação e Cultura (MEC), que autorizava a criação do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO, unindo as Faculdades Católicas Salesianas de Araçatuba, as Faculdades Salesianas de Lins e Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Auxilium de Lins. Desde esta data histórica para a educação superior no Noroeste Paulista, o novo centro universitário apresentou um crescimento vertiginoso. Até 2015, o UniSALESIANO oferecia 28 cursos superiores, com oito mil alunos nos dois campi, entre cursos de graduação e pós-graduação.
Ainda em 2005, a instituição iniciava a construção do novo campus em Araçatuba, na rodovia Senador Teotônio Villela. O campus foi inaugurado em fevereiro de 2006, com a entrega – em tempo recorde de apenas nove meses -, do primeiro dos três blocos, e a Igreja Universitária dedicada à Nossa Senhora Auxiliadora. Todos os cursos superiores mantidos pelo UniSALESIANO foram, então, transferidos para o novo complexo educacional, numa área de 8 alqueires – o que equivale a mais de 8 campos de futebol. O Campus Universitário dispõe de salas de aula, laboratórios, biblioteca, espaço para lazer e ampla área destinada a estacionamento de carros, motos e ônibus.
Em 2007, foi entregue o segundo bloco do novo campus universitário. Novos cursos são autorizados: Tecnologia em Jogos Digitais (2008), Jornalismo, Farmácia e Educação Física (2009), Química, Ciências Biológicas e Nutrição (2010), Serviço Social, Engenharia de Bioprocessos, Engenharia Elétrica e Engenharia Civil e Engenharia Mecânica (2011), Medicina Veterinária e Psicologia (2012), e Arquitetura e Biomedicina(2013). Em 2014 é inaugurado o terceiro bloco do campus universitário em Araçatuba. Em 2015, o UniSALESIANO obteve do MEC, como nota de Recredenciamento, o conceito 4, considerado “Muito Bom”.
Em 29 de janeiro de 2015, Pe. Luigi Favero é empossado novo Magnífico Reitor do UniSALESIANO. Neste mesmo ano, a Instituição conquista a oportunidade de ter um curso de Medicina. Atualmente, conta com 21 cursos de Ensino Superior, além de pós-graduação e doutorado. Recentemente, o UniSALESIANO inaugurou seu Centro de Convivência voltado ao conforto e bem-estar dos acadêmicos, com sala de descanso, refeitório, academia, sala de dança, a capela, entre outros ambientes.
Missão Institucional
O Centro Universitário Católico Auxilium – UniSALESIANO, fundado em princípios éticos, cristãos e da pedagogia salesiana, e em consonância com suas funções de ensino, pesquisa e extensão, inspirado nos princípios e fins da Educação Nacional, tem por Missão contribuir na formação ética, cristã e salesiana de cidadão, através da produção e difusão do conhecimento e da cultura.
Esta Missão se expressa na seguinte afirmação de Dom Bosco: formar bons cristãos, honestos cidadãos e profissionais competentes.