Aconteceu, no último sábado, dia 05 de abril, um workshop promovido pelo curso de Biomedicina sobre “Perícia Criminal”, com ênfase no contexto da Hematologia Forense. A atividade foi brilhantemente conduzida pelo Profº Alex de Oliveira, que é perito criminal de locais de crime do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, e pela Profª Valquíria Pardo de Sousa, que é Conselheira do Regional de Biomedicina da 1ª Região (CRBM1).
Também estavam presentes no evento, o Profº Silvio Fernando Guideti Marques, coordenador do curso de Biomedicina, a Profª Luciana Marcatto Fernandes Lhamas, docente do curso de Biomedicina, além de alguns acadêmicos do curso de Direito do UniSALESIANO.
Para o Profº Alex de Oliveira, ministrar o workshop de Hematologia Forense consistiu em uma atividade de extensão com enfoque teórico-prático, cujo objetivo foi capacitar os participantes na identificação, classificação e interpretação de vestígios hemáticos em contextos forenses, promovendo o desenvolvimento técnico-científico e o pensamento crítico aplicado à cena do crime.
A acadêmica Maria Luiza Dias Marinho, do terceiro semestre do curso de Biomedicina, relata sua experiência no evento como algo muito interessante e divertido: participar do Workshop de Hematologia Forense foi uma oportunidade incrível de me aprofundar em uma das áreas profissionais que me despertam interesse para o futuro. Acrescentou que as dinâmicas práticas foram aplicadas de uma forma muito imersiva, incentivando a participação de todos. Além disso, os ministrantes foram ótimos, com um aprofundamento teórico e dicas notáveis para quem deseja seguir na carreira de Perito Criminal. Acredito que tenha sido um excelente investimento para a minha jornada acadêmica, espero novas oportunidades como essa para estar participando novamente!
Já o acadêmico Erick Marlon Magella Jerônimo, do primeiro semestre do curso de Biomedicina, cita que participar do workshop de Hematologia Forense foi uma experiência única e muito significativa. Ter esse contato com a perícia logo no início do curso despertou ainda mais meu interesse pela Biomedicina. As atividades práticas foram o ponto alto, trazendo uma noção real da aplicação dos conteúdos. Mesmo estando no primeiro semestre, consegui absorver muito do que foi ensinado, e já percebo como o que aprendemos ali será útil em outras disciplinas, especialmente nas que envolvem o estudo do sangue.
Segundo o Profº Silvio Marques, a ideia é motivar os acadêmicos além de áreas mais tradicionais da profissão (Análises Clínicas, Estética e Imagenologia), pois o universo da Biomedicina é amplo, com mais de 30 áreas possíveis de habilitação para o profissional biomédico. Além disso, cita que o curso de graduação em Biomedicina do UniSALESIANO tem por objetivo proporcionar a imersão dos acadêmicos nos diversos contextos da profissão, oferecendo atividades de extensão universitária com a participação de profissionais renomados em suas áreas de atuação.