De acordo com o Prof. Napoleão, a campanha revela o compromisso do UniSALESIANO com um projeto de ensino/aprendizagem verdadeiramente emancipatório, que não se limita ao desenvolvimento de competências técnico-profissionais.
Ao contrário, fomenta a humanização dos estudantes, preparando-os não somente para atuação no mercado, mas, primordialmente, para a vida. Em suas palavras: “É preciso transformar a maneira pela qual cada indivíduo se motiva para viver. As narrativas ensimesmadas, individualistas e competitivas devem dar espaço para uma autocompreensão do sujeito como alguém situado e integrado ao mundo – à natureza e à comunidade.
É nas relações sociais que o ser humano pode ver atendida suas necessidades e propósitos existenciais. É junto ao outro que o indivíduo se realiza. Viver é conviver. Se viver é conviver, se minha realização pessoal não pode prescindir da realização dos outros, a luta pela efetivação dos direitos de todas as pessoas é interesse primordial de cada indivíduo.
Assim, o fortalecimento da cultura de direitos humanos é indispensável para a mudança das motivações de cada sujeito na construção da sua história. É pelo conhecimento e comprometimento com nossos direitos que podemos optar pela adesão a um projeto de vida pautado pelo autorespeito, pelo respeito recíproco e pela autenticidade”.
É o UniSALESIANO #cadavezmelhor!