Pe. Paulo Vendrame, diretor do UniSALESIANO Lins, acolheu a todos, dando uma introdução à importância desse momento e convidou a palestrante para dar início à atividade.
Profa. Ana Elisa Barbosa de Carvalho, coordenadora de Psicologia, falou sobre o tema “Suicídio não é escolha – A informação como meio de prevenção”, na tarde dessa quarta-feira, 30 de setembro.
Temática complexa, mas extremamente importante de ser discutida, o Setembro Amarelo teve início no Brasil em 2015, visando conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento, também nesse mês, no dia 10, se comemora o dia mundial de prevenção do suicídio.
Ana Elisa explicou o porquê de “setembro amarelo”, relacionado à história de um jovem americano, Mike Emme, de 17 anos, que tinha um carro Mustang, na cor amarela e acabou cometendo suicídio, sendo que em seu velório, seus amigos fizeram fitas e cartões amarelos com o texto “Se precisar, peça ajuda”.
Também apresentou a diferença entre tristeza e depressão, além dos sinais e o que leva ao comportamento suicida. Ficando como mensagem principal, o alerta sobre a importância de sermos empáticos e solidários com o próximo.
De acordo com Ana Elisa: “é preciso entender que o comportamento suicida não vai acontecer do dia para noite. Apesar da morte por suicídio ser trágica, ela é impulsiva. Em relação ao comportamento suicida, a pessoa apresenta inicialmente pensamentos de morte que podem evoluir para ideias suicidas, para o desejo de morte e pode ter uma motivação como gatilho. Esse gatilho pode ser uma situação que ocasiona na verdade a ação. Ou seja, vai evoluir de uma intenção para um planejamento propriamente dito, com uma metodologia para que aquilo aconteça”.
A coordenadora aproveitou para informar que a Clínica de Psicologia já está voltou aos atendimentos, pelo Plantão Psicológico, para o público interno e sociedade, através de agendamento pelo telefone (14) 3533 6208.
Foto: colaboradores com seus elogios, recebidos dos colegas, durante dinâmica.