O UniSALESIANO promoveu a solenidade de premiação aos vencedores do concurso “Talento Universitário”. O evento aconteceu na manhã de sexta-feira, dia 11 de junho, na Reitoria da Instituição.
Os prêmios foram entregues em Araçatuba, pelos seus membros: Vice-Reitor do UniSALESIANO, Pe. Erondi Tamandaré; Coordenadora do Curso de Educação Física, Prof.ª Juliana Mitidiero; Coordenadora do Curso de Enfermagem, Prof.ª Giselle Sailer; Coordenador do Departamento de Comuicação, Maikon Malaquias; e pela assessora de imprensa, Monique Bueno. O Pró-Reitor Acadêmico, Prof. André Ornellas, um dos idealizadores do concurso, participou da solenidade.
Os vencedores são: 1º lugar: Victor Teodoro Goulart Junqueira; 2º lugar: Pablo Maycon da Silva Rodrigues; 3º lugar: Amile Alves Romagnoli; 4º lugar: Heloisa Valentinari Alves; e 5º lugar: Fábio Medina Favarin.
A premiação foi composta de: Smartphone LG K22+ (1º lugar); Headset Gamer – Fone de ouvido – Ps4 Ps5 (2º lugar); Relógio Digital MI Band 5 – Versão Global (3º lugar); Caixa Multimídia Portátil Go 2, JBL (4º lugar); e Fone de Ouvido Xiaomi Redmi Airdots Com Bluetooth (5º lugar).
O “Talento Universitário” reuniu 94 vídeos enviados pelos alunos do UniSALESIANO de Araçatuba e Lins, com 468.661 visualizações. Os vídeos podem ser vistos nos Reels dos perfis do Instagram – https://www.instagram.com/unisalesiano/reels/ (Araçatuba) e https://www.instagram.com/unisalesianolins/reels/ (Lins).
O campeão do “Talento Universitário”, Victor Teodoro disse que se utilizou do marketing para criar seu vídeo. “Decidi jogar o vôlei de areia com uma música do momento. Misturei as duas artes e deu certo”, contou.
Já o segundo colocado, Pablo Maycon, sempre foi fã do jornalista Marcelo Rezende, que faleceu vítima de um câncer, em 2017, e decidiu fazer uma homenagem a ele com a participação no concurso. “Eu não esperava chegar até aqui. Me surpreendeu”, disse.
Amile, que ocupou a terceira colocação, toca piano desde os 7 anos e afirmou que quis participar do evento porque a música, para ela, é uma forma de expressar alegria e despertar sentimentos nos corações das pessoas. “Toquei uma música que foi um marco de transição para mim. Ela é uma canção difícil de tocar e eu consegui. Me tocou”, contou.
A maquiadora Heloisa, que ocupou a quarta colocação do concurso, também quis mostrar sua arte, por meio da autoestima, da beleza. “Aproveitei a participação no concurso para mostrar o poder da maquiagem, que ressalta a beleza que existe em cada mulher”, explicou.
Na quinta colocação, o aluno Fábio contou que sempre gostou de pagode e samba, e resolveu comprar um pandeiro, no ano passado. “Aprendi a tocar através da internet e decidi colocar minha ideia na prática, por meio do concurso”, disse.
O Pró-Reitor de Ensino, Prof. André Ornellas, disse que o concurso artístico serviu de motivação e espelho para toda a comunidade acadêmica. “O evento atraiu a atenção dos alunos para um lado em que, muitas vezes, é colocado em ‘stand by’ por conta dos afazeres acadêmicos. Com o sucesso do ‘Talento Universtário’, mais eventos como esse serão preparados”, citou.
Por fim, o Vice-Reitor do UniSALESIANO, Pe. Erondi Tamandaré, ressaltou que o maior talento dos que estavam presentes na premiação é a vida, pois, nessa atual pandemia, muitos perderam suas vidas. Junto disso, vem a alegria, a saúde e a juventude. “Todos nós temos talentos, mas, muitas vezes, não os descobrimos. Então, essa atividade veio para proporcionar às pessoas o desenvolvimento ou a descoberta de seus talentos. Dom Bosco dizia que uma Casa Salesiana sem arte é como um corpo sem vida; então, precisamos da arte”, concluiu.
Texto: Monique Bueno.