O UniSALESIANO Lins participou do Congresso Salesiano de Educadores, promovido pela Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT), entre os dias 19 e 21 de junho, no Colégio Dom Bosco, em Campo Grande (MS). Com o tema “A educação salesiana na geração de líderes competentes”, o encontro reuniu representantes das 21 presenças salesianas da MSMT, envolvendo 20 paróquias, 9 obras sociais, oratórios e centros juvenis, 8 colégios e 4 instituições de ensino superior.
Organizado pela Pastoral Juvenil Vocacional, o congresso proporcionou uma rica troca de experiências entre educadores salesianos, com uma programação intensa que incluiu palestras, dinâmicas, celebrações e espaços de partilha.
Entre os destaques da programação estiveram as palestras com Rodrigo Pimentel (“Como montar a sua tropa de elite”), Prof. Anderson Menezes (“Pastoral Juvenil e desafios atuais”), Pe. Leandro Brum (“O Sistema Preventivo e a Educação Salesiana têm seu valor no mercado?”), além do painel sobre Bem-estar emocional e saúde mental, com Pe. Erondi Tamandaré, Dra. Regina Possari, Prof. Márcio Costa e Dra. Mirella Justi. O encerramento ficou por conta do ator e empreendedor Felipe Titto, com a reflexão “O educador como parte do corpo institucional”.
Representando o UniSALESIANO Lins, estiveram presentes colaboradores e membros da pastoral, reafirmando o compromisso da instituição com a missão de formar jovens protagonistas, integrando fé, razão e afeto.
O diretor do UniSALESIANO Lins, Pe. João Marcos Araújo Ramos, destacou a importância do encontro para o fortalecimento do carisma salesiano na educação superior:
“Participar de um congresso como este é renovar nosso entusiasmo e responsabilidade com a missão de Dom Bosco. A educação salesiana não é apenas uma metodologia, mas um verdadeiro compromisso com a formação humana, ética e profissional dos nossos jovens.”
O Congresso reforçou a sinergia entre as diversas frentes de atuação da MSMT e projetou novas perspectivas para a educação salesiana no Brasil, especialmente no contexto dos desafios contemporâneos enfrentados por educadores e instituições.