O Auditório Papa Francisco, no UniSALESIANO, ficou lotado na manhã do dia 2 de agosto para a Reunião Plenária de encerramento da Semana Pedagógica do segundo semestre de 2025. O evento contou com a presença de docentes, coordenadores, tutores, orientadores e representantes discentes dos campi de Araçatuba e Lins, além da participação especial do Prof. Dr. Pe. Gildásio Mendes dos Santos, SDB, que ministrou uma palestra sobre os desafios e as possibilidades de educar com valores salesianos, em tempos de inteligência artificial.
O encontro teve início com um momento de oração, conduzido pelo Pró-Reitor de Pastoral, Pe. Paulo Jácomo, SDB, que destacou: “Nós temos esperança que esse segundo semestre será intenso, mas acima de tudo um semestre bastante formativo, cheio de experiências para todos nós.”
Em seguida, o Reitor do UniSALESIANO, Pe. Paulo Vendrame, SDB, deu as boas-vindas aos presentes e expressou sua emoção ao ver o auditório repleto após o recesso de julho:
“Quero, de maneira muito especial, acolher em nosso meio o nosso querido irmão, Pe. Gildásio Mendes, que por um período de seis anos, foi nosso inspetor e chanceler. Estamos todos de parabéns pelas avaliações dos cursos de graduação, pois a competência de cada um no trabalho educativo é o maior sinal de esperança para a nossa instituição e para a sociedade”, frisou.
O Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr. André Ornellas, também se dirigiu ao público, ressaltando os bons índices alcançados nas avaliações do Ministério da Educação (MEC), frutos do empenho coletivo da comunidade acadêmica.
VALORES
O ponto alto da manhã foi a palestra do Pe. Gildásio Mendes dos Santos, que já foi Chanceler do UniSALESIANO e Conselheiro Mundial para a Comunicação Social dos Salesianos. Ele destacou a alegria de reencontrar a comunidade universitária: “É emocionante ver todos vocês. Gente bonita, gente brilhando, gente positiva.”
Com o tema “Educar hoje com os valores salesianos de modo integral: do humano ao tecnológico, da espiritualidade à visão digital e inteligência artificial”, Pe. Gildásio abordou a importância de integrar tecnologia e valores humanos, partindo de sua experiência internacional e das reflexões da Igreja sobre o tema.
Ele citou o recente documento do Papa Francisco sobre inteligência artificial, intitulado Antiqua et Nova (“Antiga e Nova”), como inspiração para a construção de uma educação equilibrada entre tradição e inovação. E apresentou também o subtítulo de sua fala, Lux et Amor (“Luz e Amor”), simbolizando o conhecimento e a empatia que devem guiar os processos educacionais.
A Reunião Plenária marcou o encerramento oficial da Semana Pedagógica e o início simbólico do segundo semestre letivo, que começou nesta segunda-feira, dia 4 de agosto. “Que seja um semestre intenso, formativo e cheio de luz e amor. Seguimos nossa missão de educar e evangelizar”, finalizou o Reitor.