UniSALESIANO inaugura Polo EAD de Pedagogia para 46 indígenas da aldeia de Meruri, no Mato Grosso | UniSALESIANO Lins/SP

UniSALESIANO inaugura Polo EAD de Pedagogia para 46 indígenas da aldeia de Meruri, no Mato Grosso

O curso é gratuito, tem duração de quatro anos e é organizado por semestre, com encontros semanais

Publicado em 16 de setembro de 2022 às 09:59 , por Departamento de Marketing e Comunicação
O UniSALESIANO lançou, nessa semana, o 1º Polo em EAD (Educação a Distância), do Curso de Pedagogia, para 46 indígenas Boe-Bororo, que vivem na aldeia de Meruri – distante mais de 900 quilômetros de Lins. Trata-se de um projeto de extensão educacional ligado às ações promovidas pela missão salesiana nas comunidades indígenas de Meruri e São Marcos, no Mato Grosso.

Na noite do dia 12 de setembro, os acadêmicos do UniSALESIANO se reuniram em um ambiente da aldeia para acompanhar a primeira aula online, proferida pela Coordenadora do Curso de Pedagogia em EAD, Profª. Elaine Cristina Moreira da Silva.

A aula contou com a participação virtual do Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. André Ornellas, que explanou a eles sobre a história do UniSALESIANO e a importância de trilhar uma trajetória acadêmica. “Levar a educação, a tecnologia e oferecer oportunidade de crescimento pessoal e profissional, faz parte da missão dos salesianos”, afirmou Ornellas.

QUATRO ANOS

De acordo com Elaine, o curso é gratuito, tem duração de quatro anos e é organizado por semestre, com encontros semanais (segundas-feiras). “Tem módulos específicos e adequação para atender às necessidades específicas desse público em geral, seguindo as diretrizes curriculares nacionais, que são apresentadas para o Curso de Pedagogia”, explicou.

Vice-Reitor, Pe. Erondi Tamandaré, SDB, lembrou que a ideia de implantar o Polo EAD em Meruri surgiu de uma conversa informal entre ele, o Diretor das Missões Indígenas de Meruri e São Marcos, Pe. Andelson Dias, SDB, e o Secretário Inspetorial, Pe. João Bosco, SDB.

Posteriormente, surgiu o pedido formal à Reitoria do UniSALESIANO, que foi aprovado por todos os membros, de forma unânime. “Sentimos a necessidade de uma parceria contínua e fortalecida com os indígenas. Então, demos andamento ao processo de implantação do Polo de Meruri”, disse Pe. Erondi, ao completar que o objetivo é expandir o polo para outras aldeias.

TÍTULO

Por sua vez, Pe. Andelson destacou a importância do polo para a formação de jovens e adultos que almejam um diploma diante de tantas adversidades culturais. “Muitos vão para a cidade para obter um título, voltar e ajudar seu povo. Porém, na cidade, há muitas dificuldades e percebíamos que eles retornavam e havia um desânimo pela descontinuidade dos estudos”, frisou Pe. Andelson.

Então, para ele, o curso EAD dentro da aldeia valoriza a cultura, pois fortalece os laços familiares e garante a formação, com título de licenciatura em Pedagogia. “Além do conhecimento, eles poderão exercer a profissão, que é de suma importância para toda a comunidade Boe-Bororo”, concluiu.

Notícias Relacionadas:

4ª Corrida e Caminhada Solidária do UniSALESIANO reúne comunidade em um evento de fé, saúde e solidariedade

Evento celebra os 20 anos do UniSALESIANO como Centro Universitário e promove integração entre alunos, colaboradores e comunidade de Lins

05 de outubro de 2025

CITE 2025 sorteará iPad e fones de ouvido entre inscritos com certificado confirmado

As inscrições já estão disponíveis pelo site congressounisalesiano.com.br

01 de outubro de 2025

CITE 2025 terá palestras de Miguel Nicolelis, Marco Aurélio Mello e Rossandro Klinjey

As inscrições já estão disponíveis pelo site congressounisalesiano.com.br

11 de setembro de 2025

Luau do UniSALESIANO reúne jovens em noite de fé e animação

Adoração, música e juventude marcaram a segunda edição do Luau no UniSALESIANO

08 de setembro de 2025

Últimas Notícias: