Os acadêmicos do 9º semestre de Fisioterapia apresentaram em formato de seminário, seus pré-projetos do Trabalho de Conclusão de Curso, na sala 215 do Bloco B, na noite de 24 de março.

As bancas foram compostas pela coordenadora do curso, Profa. Gislaine Ogata Komatsu, dos professores Ana Claudia de Souza Costa, Marco Aurélio Gabanela Schiavon, Leandro Paschoali Rodrigues Gomes, Jonathan Daniel Telles, José Alexandre Curiacos de Almeida, Helena Ayako Mukai e Cristiane Rissatto Jettar Lima.

Os temas apresentados foram:

– Fisioterapia Pélvica na Saúde da Mulher: Dificuldades no Atendimento e Temas Tabus como o Vaginismo e a Incontinência Urinária

– Efeitos Imediatos da Manipulação Cervical sobre o Limiar de Dor em Indivíduos com Disfunção Temporomandibular.

– Efeitos da Manipulação Espinhal em Indivíduos com Dor Lombar Crônica não Específica: Revisão de Literatura

– Resposta Aguda da Manipulação Cervical Alta sobre a Frequência Cardíaca e Pressão Arterial em Hipertensos: um estudo randomizado, duplo cego, controlado por placebo.

– Comparação entre a manipulação e mobilização articular sobre o limiar de dor por pressão em indivíduos com dor lombar crônica inespecífica: ensaio controlado aleatorizado.

– Efeitos de um programa de treinamento motor no equilíbrio de paciente com sequela de AVC hemorrágico     e pós tratamento de linfoma: Estudo de caso.

– Fisioterapia na Diminuição dos Sintomas da Menopausa com a Importância do Encaminhamento para o Endocrinologista caso Necessário.

– A Importância do Tratamento Fisioterapêutico durante o Período Gestacional Atuando na Postura e na Marcha Promovendo a Prevenção e Alivio de Dores Lombares.

A coordenadora do curso, Profa. Gislaine, parabeniza todos os alunos pelas apresentações, lembrando-os que agora devem focar na conclusão de seus trabalhos incluindo as sugestões e direcionamentos que as bancas ofereceram, “esse momento é muito importante, pois os alunos podem praticar a exposição de seus estudos e complementá-los com as contribuições que os experientes professores agregam. Ao final do ano, todos estarão mais preparados para a apresentação oficial, valendo a aprovação na graduação”.