No dia 19 de abril, em comemoração ao Dia dos Povos Indígenas, os alunos, Ananda, Fláira, Francini e Matheus, do 3º semestre do curso de Publicidade e Propaganda do UNISALESIANO de Lins visitaram a aldeia Ekeruá, localizada em Avaí, interior de São Paulo.
A atividade teve fruto com a orientação específica de um seminário desenvolvido dentro da disciplina história da arte, ministrada pela professora Sandra Regina, no qual, todos os alunos do curso se uniram para doar cerca de 20kg de alimentos, requisitados como entrada para o evento de exposição da cultura indígena.
De acordo com a coordenação do curso, foi uma experiência enriquecedora, demonstrando o comprometimento dos alunos com o aprendizado e a solidariedade com a comunidade local.
A cidade de Avaí, no centro-oeste paulista, é o munícipio com o maior percentual de indígenas em relação à população total, segundo as informações do Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
A área indígena tem cerca de 1920 hectares ou aproximadamente 793 alqueires e foi declarado reserva indígena em 28 de abril de 1913, após um decreto do Governo de SP. Nessa época, Avaí ainda era Distrito de Jacutinga, município e comarca de Bauru-SP.