A pedido da coordenadora Ana Elisa Carvalho responsável pelo curso de Psicologia do UniSALESIANO de Lins, as alunas estagiárias do 8º semestre Nathália Oliveira de Paula e Vitória Martins dos Reis, foram convidadas a desenvolver duas palestras voltadas a educação infantil na escola Dom Bosco no Município de Guaiçara.

O objetivo foi atender a solicitação do diretor da escola e propor reflexões acerca do projeto de vida das crianças. Este projeto está em pleno desenvolvimento na escola e tem como principal objetivo apresentar diversos profissionais para os alunos afim de encorajá-los e motivá-los a pensar sobre as futuras profissões. Foi notável a curiosidade das crianças em saber mais sobre o universo da psicologia, onde desmitificamos alguns mitos como “a psicologia é apenas para doido”. Relatamos como chegamos ao caminho da psicologia, buscamos demonstrar a realidade atual da psicologia como um todo, contamos relatos sobre nossas vivencias universitárias em campos de estágio e sobre como é gratificante ser aluna do UniSALESIANO de Lins, onde nos é promovido e proposto diversas oportunidades para que possamos nos desenvolver profissionalmente e academicamente. Ao final da palestra as crianças escreveram bilhetes com perguntas relacionadas ao que conversamos, e também curiosidades sobre a faculdade e sobre os atendimentos da clínica de psicologia.

No período da tarde, realizamos outra palestra voltada para educação infantil com objetivo de conversar sobre as emoções e seus poderes, com foco no bullying dentro da escola, onde realizamos a dinâmica do feitiço vira contra o feiticeiro que tinha como principal objetivo demonstrar que nossas ações voltam a nós e também nos afetam, foi de extrema importância o trabalho realizado onde podemos ouvir relatos das crianças sobre suas vivencias escolares, e perceber que o bullying ainda é causa de dor e sofrimento a muitas crianças.

As alunas agradeceram a oportunidade e o convite feito pela professora Ana Elisa, onde puderam desenvolver a futura profissão, bem como apresentar a faculdade aos futuros profissionais da região, e em especial aos responsáveis pela escola Dom Bosco ao oferecer a oportunidade de participar do projeto desenvolvido.