Alunos do 5º semestre do curso de Psicologia, tiveram um bate papo e uma experiência ímpar referente ao tema Inclusão no esporte: vivências e experiências de pessoas com deficiência, na disciplina de Diversidade e Inclusão ministrada pela Prof.ª. Bruna Barbosa, no sábado, 29 de fevereiro.

Contou-se com os profissionais da Educação Física e ex-alunos do UniSALESIANO Mateus Luan Conti da Silva e Yves Hernandes Dias, que abordaram a importância e a eficácia do esporte para as pessoas com deficiência, as modalidades de esportes praticadas por estas pessoas, e como o esporte pode trazer uma qualidade de vida aos deficientes físicos, falaram também sobre o Projeto de Extensão Salesiano “A INTEGRAÇÃO DO DEFICIENTE FÍSICO NA SOCIEDADE, ATRAVÉS DO ESPORTE”, sob supervisão da Prof.ª Ma. Ana Cláudia de Souza Costa e Prof. Me. Leandro Paschoali, que tem por finalidade demonstrar a eficácia das atividades físicas e esportivas, evidenciando benefícios tanto na esfera física, quanto psíquica.

Enriquecendo ainda mais o encontro, os acadêmicos do curso de Psicologia tiveram a honra de receber pessoas com deficiência, pessoas que fazem parte do referido projeto de extensão. Foi realizada uma roda de conversa com os deficientes, na qual puderam compartilhar as suas experiências, dificuldades e limites que encontram no seu dia a dia.

De acordo com a profa. Bruna, como já dizia o educador Paulo Freire: “a inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades” desta forma, não poderia deixar de lado a prática neste encontro, então, após, a roda de conversa os profissionais da Ed. Física desenvolveram com os alunos e convidados duas modalidades de esporte: o vôlei adaptado e o futebol destinado a pessoas com deficiência visual, onde os alunos puderam perceber a dificuldade de executar os movimentos.

Bruna complementou “este encontro foi de suma importância para todos os envolvidos, pois tenho a certeza que tocou cada pessoa ali presente. Sem sombra de dúvidas está aula mostrou para aos acadêmicos e futuros profissionais da Psicologia a importância do trabalho interdisciplinar, a troca de conhecimento juntamente com a vivência da prática e que ser diferente não é um problema, mas o problema estar em ser tratado diferente!”

 

Depoimentos dos alunos:

Igor Rodrigues Silva – Participar dessa aula foi algo muito impactante, as vivências exploradas no dia fizeram sentir na pele como é a capacidade e limitações de pessoas com deficiência não só no âmbito esportivo, mas em suas vidas como um todo. O sentimento que é capaz de descrever o que se passou neste dia, é a capacidade de ser empático e compreender o outro com suas tantas particularidades”.

 

Érica Catarino de Andrade Pilon – “Neste sábado tivemos uma oportunidade única de, através de uma roda de conversa, experienciar as vivências de deficientes físicos, com suas conquistas e dificuldades, em relação à inclusão. Uma prática que nos proporcionou conhecimentos e sentimentos, que gerou em nós maior compreensão e afeição às adversidades enfrentadas pelos deficientes, aprendizado muito enriquecedor para nossa formação”.

 

Alex Murillo Lima Jeronymo – “A aula foi esclarecedora, acredito que não só para mim, mas como para meus colegas de turma. No meu caso pude entender melhor como funciona o pensamento e a diferença das experiências de vidas entre uma PcD (Pessoa com Deficiência) e um não PcD. Sendo extremamente fácil me identificar com os conceitos, preconceitos e histórias contadas sobre a vivência de pessoas nessa condição minimamente similar, assim como também foi fácil identificar o choque presenciado pelos alunos não PcD a frente aos relatos dessas mesmas vivencias.”.