Na noite de 28/03, os cursos de Psicologia e Publicidade e Propaganda se uniram para realizar a Aula Magna: Lógica do consumo: porque a Psicologia é adotada na Publicidade, realizada no auditório Dom Bosco, para os alunos de ambos os cursos.
A abertura foi feita pela coordenadora de Psicologia, a Profa. Ma. Ana Elisa Barbosa de Carvalho Fernandes, que também realizou a apresentação dos palestrantes, em ordem de fala:
Prof. Me. João Artur Izzo, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, apresentou conceitos introdutórios e o histórico do marketing, citando grandes nomes como Peter Drucker e Philip Kotler. Finalizou destacando a importância das disciplinas humanas e sociais como base para um curso da área de comunicação: antropologia, filosofia e sociologia.
Profa. Ma. Elizeth Germano Mattos, discursou sobre Psicologia do Consumidor, focada na figura do Psicólogo, como uma área de atuação muito importante para a comunicação e o marketing, e que é menos procurada pelos formados em psicologia, e por isso, com muito potencial de mercado de trabalho. Citou Sigmund Freud, Carl Gustav Jung, Abraham Maslow, entre outros para embasar sua apresentação.
Profa. Dra. Paola Buvolini, palestrou a respeito da linguagem persuasiva dentro do comportamento do consumidor, demonstrando de forma prática, através de um filme publicitário, como entender o diálogo sobre o olhar para o outro, a partir da narrativa de uma campanha publicitária. O exemplo dado foi do produto Floratta My Blue do Boticário, em parceria com a Netflix (série Bridgerton) e produção da agência AlmapBBDO.
Prof. Me. Fernando Munhoz Prudêncio discorreu sobre a psicologia das cores – técnica usada pela comunicação como forma de trazer emoção além do verbal e textual. Fez dinâmicas testando a percepção do público e apresentou grandes exemplos do cinema, ilustrando as cores e as emoções destacadas.
Prof. João Artur finalizou a noite agradecendo a presença de todos, com saldo positivo do evento, que teve a ideia central de mostrar que a comunicação não pode existir sem a psicologia e que ambas áreas se retroalimentam.