Propiciar aos acadêmicos vivências que envolvam a empatia nas relações sociais e possibilitem reflexão acerca de seus valores pessoais. Com essa intenção, o UniSALESIANO de Lins incluiu em sua grade curricular a disciplina chamada “Projeto Comunitário”. Além disso, o intuito da Instituição com essa disciplina é aproximar os alunos da comunidade em geral, possibilitando a troca de saberes e proporcionando a eles uma formação integral voltada para o bem comum.
De acordo com a docente Cláudia Lopes, que ministra a disciplina, a cada semestre ela será ofertada para uma área, de forma gratuita. Neste semestre (2022B), em Lins as ações foram voltadas ao curso de Estética.
“A Disciplina Projeto Comunitário é uma ideia social emergente de pensar e praticar ações sociocomunitárias em um processo acadêmico de relação universidade-sociedade, que tem como foco a formação integral de cidadãos conscientes e preocupados com a realidade social”, explicou, ao ressaltar que a disciplina possui uma carga horária de 20 horas, sendo 4 horas de etapa preparatória e 16 horas de ações sociais.
Neste semestre, os alunos tiveram como opção de prática as seguintes ações: Campanha de Natal por meio da doação de Caixas de Bombom; criação de vídeos temáticos: Apresentando seu Curso; doação de sangue; proposta de ação alternativa; elaboração de trabalho teórico.
“É incrível oportunizar ao aluno a possibilidade de se inserir na sua comunidade por meio de ações sociais e de refletir o seu papel social. É o UniSALESIANO aproximando a comunidade acadêmica e comunidade externa visando à formação integral dos alunos”, finalizou a Profa. Cláudia.