Duas docentes do curso de Enfermagem do UniSALESIANO, Profa. Patrícia Crivelaro e Profa. Fabiana Aparecida Monção Fidelis, agora fazem parte da Rede Colabora APS, iniciativa da Fiocruz e do Ministério da Saúde que reúne experiências exitosas de Atenção Primária à Saúde em todo o Brasil.
A integração das professoras à rede ocorreu por meio de processo seletivo nacional em duas etapas, no qual foram analisadas e classificadas experiências transformadoras desenvolvidas em municípios de diferentes regiões do país. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Lins, a Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), dentro do Programa Avança Mais, coordenado pela professora Patrícia Crivelaro, sendo a Professora Fabiana além de articuladora de APS, instrutora do programa avança mais.
O Programa Avança Mais tem como foco a capacitação de enfermeiros em consultas de enfermagem e saúde sexual e reprodutiva, com ênfase na inserção de DIU e na ultrassonografia à beira-leito para avaliação do posicionamento do dispositivo intrauterino (DIU). Desde o início das atividades, em fevereiro deste ano, o programa já alcançou mais de 70 municípios paulistas, formando profissionais de referência em todo o estado e fortalecendo a autonomia e a resolutividade da enfermagem na Atenção Primária.
O reconhecimento da experiência pelo edital da Fiocruz/Ministério da Saúde consolidou o trabalho realizado como uma das 29 práticas de destaque em todo o território nacional, integrando oficialmente à rede de inovação e boas práticas da Atenção Primária à Saúde no Brasil.
“Fazer parte da Rede Colabora APS é um marco para nós, pois representa o reconhecimento de um trabalho construído com base na ciência, na prática e na valorização da enfermagem como protagonista do cuidado em saúde”, destaca a professora Patrícia Crivelaro.