Palestra de Rastreabilidade e Gestão de Defesa Animal e Vegetal – GEDAVE foi realizada pelo curso de Engenharia Agronômica do UniSALESIANO em conjunto com Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS – antiga CATI), na noite de terça (27), em Lins – SP.
Alunos de Engenharia Agronômica e Nutrição, além de agricultores, engenheiros agrônomos da região participaram do evento.
A palestra foi proferida pelo Eng. Agrônomo Edson Savazaki que apresentou as novas exigências da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), em relação aos procedimentos aplicados na rastreabilidade de vegetais frescos ao longo da cadeia produtiva, desde o plantio até a venda ao consumidor final, para monitoramento e controle de resíduos de agrotóxicos, em todo o território nacional.
O intuito é produzir alimentos cada vez mais seguros para população. O GEDAVE (Gestão de Defesa Animal e Vegetal) tem como objetivo o monitoramento mais rigoroso na comercialização e uso de defensivos agrícolas.
Os agricultores ainda estão se adaptando a essa nova realidade, sendo que os prazos para o início da obrigatoriedade da rastreabilidade de produtos agrícolas frescos e do GEDAVE foram alterados.