Os alunos do 7º semestre de Nutrição apresentaram seus pré-projetos de Trabalho de Conclusão de Curso na sala 21 do bloco A, na noite de 01/04/2022.

As bancas foram compostas pela coordenadora do curso, Profa. Ma. Silvia Cristina Beozzo Junqueira de Andrade, além dos professores Ma. Gizela de Carvalho Ros de Oliveira, Dr. José Alexandre Curiacos de Almeida Leme, Natália Castilho de Menezes, Dr. Olayr Modesto Junior e Esp. Patricia Queiroz Santos e as nutricionistas convidadas, Mariela da Silva Nogueira – (Secretaria da Saúde – Prefeitura) e Viviane Manoela Juliana (Secretaria de Educação – Merenda Escolar).

Os temas escolhidos apresentaram grande relevância pois envolvem pesquisas em que a sociedade estará participando, como:

 

Perfil Nutricional dos Universitários de uma instituição escolar da cidade de Lins – SP.

Vai uma cerveja? Comparar cerveja de diferentes teores alcoólicos com água mineral e isotônico em praticantes de futebol recreativo.

Correlação entre tempo de tela e estado nutricional em escolares de 8 a 10 anos de uma escola particular da cidade de Lins-SP.

Perfil nutricional de pacientes diabéticos atendidos em Ubs-Usf na cidade de Lins–SP.

Nutrição no ambiente escolar: escolares com necessidades alimentares especiais.

Higienização de alimentos.

Influência da aplicação de procedimentos operacionais padrão – POPS e do boas práticas de produção – BPP para diminuir os riscos de doenças transmitidas por alimentos – DTAS.

 

De acordo com a coordenadora do curso, Profa. Silvia, o Trabalho de Conclusão de Curso acontece no último ano do período acadêmico (7º e 8º semestres), é um momento importante para a formação acadêmica e funciona como um meio para que os novos profissionais formados possam testar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. O aluno escolhe um tema juntamente com seu orientador e o aprofunda com um estudo mais dedicado e refinado.

Nesta primeira etapa é feita a apresentação do pré-projeto, momento em que a banca escolhida faz considerações ao que foi proposto com o objetivo de alinhar e melhorar o projeto.

Assim, o novo profissional de Nutrição pode, já no TCC, indicar suas áreas de interesse e seus conhecimentos nas mesmas.

Com o TCC, o aluno também demonstra sua capacidade de pesquisar, analisar, comparar e conectar temas, resultando em proposições e respostas a problemas por ele formulados. A profa. Silvia finaliza dizendo que os trabalhos de conclusão servem como porta de entrada para a carreira acadêmica, para quem quer seguir na área de pesquisa e ensino superior.