O Publicriando é um projeto midiático inicialmente desenvolvido no Facebook e Instagram, por estudantes de Publicidade e Propaganda do UniSALESIANO Lins.

Por meio de tais plataformas digitais, são compartilhados textos, fotos, memes e vídeos produzidos pelos estudantes, além de curiosidades na seção “Você Sabia” e em entrevistas em vídeo do canal “PublicriandoNews”, gravadas em eventos da publicidade com convidados da PP do UniSALESIANO Lins.

 

O Publicriando é um exercício de produção de conteúdo para mídias sociais, que é uma das possibilidades de atuação para o profissional de comunicação social. É uma página interessante também para aqueles que aspiram conhecer sobre a área de publicidade.

 

O objetivo do Publicriando é transformar os conteúdos acadêmicos propostos em seminários das disciplinas Introdução à PP, Teoria da Comunicação, Mídia, História da Arte e Cultura das Mídias, ministradas pela professora Sandra Regina Silva, em posts de conteúdo com fácil circulação pela internet. Além de desenvolverem o seminário apresentado em sala, sobre temas relacionados à disciplina, os alunos são desafiados a produzirem em grupo posts sobre o tema do seminário para o Publicriando. O projeto integra todos os alunos de cada sala das disciplinas participantes, com o cronograma de entrega de posts sincronizado para aumentar a visibilidade do tema e o engajamento nas redes sociais.

 

A identidade visual do Publicriando é alterada anualmente, quando chegam os calouros, com a integração ao projeto, no primeiro semestre do curso de PP, na disciplina de Introdução à Publicidade e Propaganda.

 

A comunidade do Publicriando no Facebook é formada por alunos, familiares e internautas interessados em assuntos de publicidade.

 

Esse ano o projeto ganhou mais uma plataforma. O Publicriando agora conta com site próprio desenvolvido no Wix.com, que é uma plataforma online de criação e edição de sites, que permite aos usuários criar sites em HTML5 e sites Mobile, visando expandir as informações publicadas no Instagram.

 

De acordo com Phillip Kottler, hashtag é o novo slogan, e conteúdo é o novo anúncio. O desenvolvimento do Publicriando estimula a criação de posts publicitários (sobre as marcas, agências estudadas) e também a criação de conteúdo de qualidade, em um ambiente acadêmico de experimentação, buscando sempre a fundamentação teórica para a produção dos conteúdos.