Foi realizada a mesa-redonda intitulada “Conscientizar, Incluir e Cuidar: Práticas Multidisciplinares no Espectro Autista”, no Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium- UniSALESIANO, no dia 30 de abril às 19h, reunindo estudantes dos cursos de Psicologia, Educação Física, Enfermagem, Pedagogia e demais convidados da comunidade acadêmica, da sociedade e autoridades. O evento ocorreu com o objetivo de ampliar o conhecimento teórico-prático sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e demonstrar a relevância das abordagens interdisciplinares no cuidado, atendimento e inclusão de pessoas com autismo.
A mesa-redonda teve como eixo central a apresentação das experiências práticas desenvolvidas pela equipe técnica do Projeto Girassol, composta por profissionais das áreas de psicologia, psicopedagogia, educação física, serviço social, enfermagem e pedagogia. Cada representante participante apresentou metodologias, estratégias de intervenção e resultados práticos no trabalho com os atendidos, destacando os benefícios da atuação integrada e centrada nas necessidades individuais.
De acordo com a anfitriã, a Coordenadora do curso de Pedagogia, Profa. Dra. Elaine Moreira, “mais do que um espaço de exposição, o encontro promoveu reflexão crítica, diálogo e escuta ativa entre os profissionais convidados e os estudantes, despertando nos participantes um olhar mais sensível, ético e fundamentado sobre a atuação profissional junto ao público autista”. Foram discutidas questões como a importância do diagnóstico precoce, o papel das funções executivas no desenvolvimento da autonomia, o uso de recursos visuais e sensoriais, bem como os desafios enfrentados na prática institucional.
A realização da mesa-redonda reafirmou o compromisso do projeto com a formação continuada, a articulação entre teoria e prática e a disseminação de práticas baseadas em evidências científicas no campo do autismo. A participação ativa do público acadêmico e o interesse demonstrado pelas abordagens compartilhadas evidenciam a relevância de eventos como este para a formação de profissionais mais preparados, éticos e comprometidos com a inclusão e os direitos humanos.