A abertura do 3º C.I.T.E. (Congresso Internacional de Tecnologia na Educação) do UniSALESIANO, na noite de 9 de outubro, superou as expectativas e atingiu milhares de interessados na discussão das transformações que a tecnologia está trazendo ao campo educacional. O evento on-line contou com a presença de líderes acadêmicos e profissionais que compartilharam suas perspectivas sobre o futuro da educação.
Pe. Ricardo Carlos, SDB, Inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso e Chanceler do UniSALESIANO, deu as boas-vindas a todos os participantes e ressaltou sobre a importância de estar na vanguarda das mudanças tecnológicas a fim de preparar os alunos para os desafios e oportunidades da nova era. Pe. Ricardo destacou a missão do UniSALESIANO em proporcionar uma educação de qualidade que vai além do ensino tradicional, seguindo os princípios inspiradores de Dom Bosco.
O Reitor e Diretor-Geral do UniSALESIANO Lins, Pe. Paulo Fernando Vendrame, SDB, expressou sua expectativa pelo evento e enfatizou a necessidade de debater temas acadêmicos que impactam a vida cotidiana.
Também esteve presente na solenidade de abertura do C.I.T.E o Vice-presidente da Missão Salesiana de Mato Grosso, Pe. Ademir Lima de Oliveira, SDB. “Duas palavras são primordiais quando falamos de tecnologia na educação: cultura e comunicação. Cultura ligada ao comportamento das novas gerações, em conversar e garantir o conhecimento. E a comunicação como instrumento que, nas mãos do processo educacional, pode transformar vidas”, salientou.
Por sua vez, o Vice-Reitor e Diretor-Geral do UniSALESIANO Araçatuba, Pe. Erondi Tamandaré, SDB, ressaltou a importância de realizar um congresso internacional, destacando que mesmo em uma cidade distante das capitais, o UniSALESIANO pode alcançar um grande impacto na educação. “A tecnologia e a educação são elementos fundamentais que acompanham a humanidade ao longo da história”, destacou.
Um dos responsáveis pela idealização do Congresso, o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação do UniSALESIANO, Prof. André Ornellas, lembrou que, com essas três edições, o C.I.T.E. já acumula mais de 330 palestras em um grande banco de dados, com a utilização da inteligência artificial para a organização e conceituação do conteúdo.
HUMANIDADE
O momento oracional foi conduzido pelo Pró-Reitor de Pastoral, Pe. Paulo Jácomo, SDB, que pediu orientação divina para que a educação possa atender às ansiedades e necessidades da humanidade no contexto tecnológico atual.
A palestra de abertura, mediada pelo advogado e docente do Curso de Direito do UniSALESIANO, Daniel Barile da Silveira, abordou o tema da Inteligência Artificial. O palestrante renomado, Walter Longo, destacou a rápida expansão da inteligência artificial e a importância de aprender a aproveitar seus benefícios. Ele mostrou as diversas plataformas relacionadas à IA que já estão disponíveis no mercado e enfatizou que a tecnologia não veio para tirar empregos, mas para devolver a humanidade às pessoas.
“A IA é um verdadeiro tsunami, algo muito abrangente, rápido, descontrolável. Ficar vendo esse fenômeno não é suficiente, é importante aprender a surfar ou seremos engolidos por ele”, disse. Em menos de 12 horas, a palestra de Longo já tinha computado, no canal do UniSALESIANO no Youtube, mais de 7 mil visualizações.
O 3º C.I.T.E. do UniSALESIANO continua até (11/10), e mais informações sobre os dias de evento podem ser encontradas no site congresso.unisalesiano.com.br.