No sábado (25), os alunos da Liga Acadêmica participaram de uma roda de conversa e manhã de recreação com os assistidos pela ONG Olaria com o intuito de divulgar o mês de maio, nacionalmente conhecido pelo enfrentamento e prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Na oportunidade, foi conversado com as crianças como é fundamental que seja informado a elas sobre as situações de perigo e quais são elas.
Em 18 de maio de 1973, uma menina de oito anos de idade, chamada Araceli, foi sequestrada, drogada, violentada sexualmente e assassinada, em Vitória (ES). No ano de 1991, os três réus acusados de matar a menina foram absolvidos e o crime permanece impune até hoje. A partir da mobilização de entidades, houve a ideia de criar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual e Comercial de Crianças e Adolescentes. A data sugerida foi 18 de maio, dia do assassinato de Araceli que, em 2000, com a aprovação da Lei Federal 9.970/2000, tornou-se oficial em todo o território brasileiro.
A cada hora 3 crianças são abusadas no Brasil. Cerca de 51% tem entre 1 a 5 anos de idade. Todos os anos 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no nosso país e há dados que sugerem que somente 7,5% dos dados cheguem a ser denunciados às autoridades, ou seja, estes números na verdade são muito maiores.
A luta é de todos nós. São as nossas crianças. É o nosso futuro.