Jovens das 21 presenças salesianas da Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório (BCG) estiveram reunidos em Campo Grande para um evento comemorativo aos 25 anos da Articulação da Juventude Salesiana (AJS). A Jornada Salesiana da Juventude (JSJ) é um projeto inspetorial realizado a cada 2 anos, desde 2012, mas ficou interrompido por 4 anos devido à crise sanitária com a pandemia de covid 19.

“Realizar a Jornada Salesiana da Juventude é colocar em prática aquilo que o quadro de referência da Pastoral Juvenil de toda a Congregação nos pede, proporcionar aos jovens uma experiência de fé, uma experiência de Jesus Cristo, uma experiência de Deus”, declarou o inspetor salesiano, padre Ricardo Carlos.

Para o Delegado Inspetorial para a Pastoral Juvenil Vocacional, P. Aldir da Silva, responsável pela organização e realização da Jornada Salesiana da Juventude na Inspetoria de Campo Grande, a experiência foi válida e agora “temos a certeza que salesianos e leigos trabalhando juntos fazem o que dom Bosco sonhou e agora esperamos que sejam colhidos os frutos desse trabalho, realizado por amor a Jesus Cristo, a Dom Bosco e Nossa Senhora, em toda a nossa inspetoria”.

Depoimentos

Para a ex-aluna de biomedicina e colaboradora do UniSALESIANO, Larissa Soares: “A JSJ foi uma experiência incrível em todos os âmbitos! Estar lá nesses 3 dias fez com que eu me sentisse mais próxima de Deus e de nossa mãe Maria! Além de toda a parte espiritual tivemos a oportunidade de fazer novas amizades e conhecer um pouco mais das culturas existentes em nosso país com a presença de duas etnias indígenas que fazem parte do projeto de Dom Bosco! O evento em si contou com uma estrutura magnífica que supriu com todas as nossas expectativas e um acolhimento impecável! Como o próprio tema da Jornada Salesiana da Juventude diz: “ somos hoje o teu sonho concretizado” Nós, Missão Salesiana, somos o sonho de Dom Bosco!

E para a aluna de psicologia e colaboradora do UniSALESIANO, Maria Julia, “Participar da JSJ foi uma experiência incrível, cada momento foi carregado de significado, desde as apresentações musicais, show com o Rodrigo Ferreira, as tendas de dinâmicas e apresentações de cultura indígena, que nos aproximaram como uma comunidade unida. As missas que participamos foi um momento de muita conexão e renovação, onde pude refletir sobre minha fé e renovar meu compromisso com os valores que acredito e a presença de todos os jovens tornou cada celebração ainda mais especial. As tendas temáticas foram uma parte vibrante para mim e cada uma tinha sua própria atmosfera e mensagem a transmitir; no último dia foi realizado apresentações musicais e teatrais de acordo com o tema de cada tenda – a minha foi a festival, e com ela tive a oportunidade de conhecer vários talentos musicais dos jovens que estavam comigo. Aprendemos várias danças em forma de louvor e no último dia apresentamos para todos, foi muito animado, e no final chamamos todas as tendas para dançar e se divertir conosco. Foi o primeiro retiro que participei! Fui totalmente disposta a desfrutar e aproveitar de todas as experiências disponíveis e assim sair totalmente da zona de conforto; o que resultou em um coração cheio de gratidão, inspiração e novas amizades. Agradeço a oportunidade de vivenciar essa Jornada Salesiana da Juventude e levarei as lições e lembranças desse retiro comigo pelo resto da vida. Agradeço também a todos os organizadores que fizeram acontecer esse momento especial de uma forma organizada, acolhedora, leve, alegre e humanizada! Isso fez total diferença durante esses três dias de atividades”.