Pela primeira vez e com um grupo organizado e estruturado, a Inspetoria Salesiana de Campo Grande participou do Conesb (Congresso Nacional dos Ex-alunos de Dom Bosco), que está em sua nona edição. O evento, que foi realizado entre os dias 23 e 25 de agosto, no Instituto Teológico Pio XI, em São Paulo, contou a participação de 94 ex-alunos provenientes de cinco Inspetorias Salesianas de todo o país.

“Fomos em seis pessoas da Inspetoria de Campo Grande e participamos das palestras ministradas por salesianos conhecidos mundialmente, como o Pe. Jayapalan Raphael, delegado mundial para o grupo dos Ex-alunos de Dom Bosco. Ele falou sobre a história e de que como os grupos surgiram”, explicou o Pró-Reitor de Pastoral Universitária do UniSALESIANO, Pe. Waldomiro Bronakowski, que tem a função de delegado inspetorial do grupo de Campo Grande.

Segundo ele, a missão deste movimento exalunal é guardar a fidelidade ao carisma salesiano e a educação recebida nas casas salesianas, sejam elas, colégio, universidades, obras sociais. “Foram dias de agito, música, teatro, união. Todos com espírito alegre, dinâmico e criativo”,definiu Pe. Waldomiro.

secretária da Reitoria do UniSALESIANO de Lins, Bruna Carolina Gonçalves Barbosa, que também participou do evento, o classificou como dias em família. “Por ser a mais nova, tenho 25 anos, me senti acolhida. Pessoas bastante animadas e sempre com um sorriso no rosto. Falam que Dom Bosco é o Santo da alegria, e realmente vimos isso no evento”, contou.

Além de ex-alunos de colégios e faculdades salesianas, os grupos são compostos de integrantes de obras sociais, por exemplos, e de todas as religiões. “Estamos entrando em contato com todos os diretores das presenças salesianas de nossa Inspetoria a fim de que todos valorizem nosso grupo com indicações de ex-alunos”, ressaltou o delegado inspetorial, ao frisar que há um diferencial nos ex-alunos de casas salesianas.

“A grande diferença é que ele convive com a espiritualidade salesiana pedagógica de Dom Bosco. Nosso ex-aluno atua dentro de uma sociedade, família, igreja, política, focado em uma psicologia positiva, voltada à esperança.”

O grupo de ex-alunos da Inspetoria de Campo Grande, que integra o UniSALESIANO, fará um encontro, no dia 22 de setembro deste ano, com as presenças salesianas, para que elas tenham acesso ao conteúdo que foi aplicado no Congresso e também para que participem da pasta-agenda do ano de 2020. “Nos comprometemos a assumir para o próximo ano, no mês de outubro, a realização do Congresso Inspetorial dos Ex-alunos da Inspetoria de Campo Grande”, concluiu Pe. Waldomiro.