No último dia 16, a ex-aluna da primeira turma do curso de Biomedicina, Lorena Percília de Paula Brandão palestrou para os acadêmicos do 5º semestre, dentro da disciplina de Instrumentação Biomédica, abordando o tema “Importância da automatização dos equipamentos laboratoriais”.
De volta às dependências físicas do UniSALESIANO, durante a sua apresentação, a biomédica Lorena comentou que, após concluir a sua graduação, em meio ao período de incidência da pandemia da COVID-19, a partir do conhecimento adquirido durante o Estágio Supervisionado Curricular na área de Análises Clínicas, surgiu a oportunidade de atuar em um laboratório clinico que realizava atendimento hospitalar executando coletas venosas e arteriais, bem como, na organização e execução da rotina laboratorial e, até mesmo, no aprimoramento da interpretação e liberação de laudos.
Iniciou a abordagem do tema reportando que num Laboratório de Análises Clínicas, a garantia de qualidade só será alcançada com total e absoluto controle sobre as diversas etapas do processo de análise, fazendo-se necessários uma estrutura adequada e profissionais devidamente habilitados e treinados para a manipulação dos equipamentos automatizados visando maior assertividade de resultados. Frisou que, o termo “automação” trata-se de um único equipamento realizando inúmeros testes, no menor tempo possível e com a mínima interferência humana. Todo esse processo de automação laboratorial ocorre por meio de softwares que possibilitam a identificação, a análise e a liberação dos resultados de exames.
Finalizou colocando que, dentre muitas habilitações que o biomédico possui, a instrumentação biomédica possibilita que o graduando adquira sensibilidade e embasamento teórico suficiente para entender e lidar com processos de automatização completa ou parcial, visto que, toda metodologia aplicada pelos aparelhos de análise são descritas não só no credito de instrumentação, mas também em outras matérias correlacionadas contribuindo na formação do profissional biomédico.
Atualmente, a biomédica Lorena é colaboradora do UNILAB – Laboratório de Análises Clínicas, que é um dos parceiros do curso de Biomedicina do UniSALESIANO para a realização do Estágio Supervisionado Obrigatório nas diversas áreas de atuação do biomédico em Análises Clínicas.