A ex-aluna do curso de Biomedicina do UniSALESIANO, Bárbara Giovana Santos Lara, ministrou aula na disciplina de Biotecnologia, para os acadêmicos do 7° semestre, abordando o tema “Reação em Cadeia da Polimerase – Polymerase Chain Reaction (PCR)” na noite de 30 de março. Relatou, em sua explanação, sobre a rotina laboratorial neste contexto, que se faz presente em todos os setores do Axys Laboratório – Análises Clínicas Veterinárias, local onde atua como biomédica, apontando todas as adversidades encontradas, bem como, evidenciando os passos da técnica para a realização do teste. Além disso, como forma motivacional para os futuros biomédicos, comentou como passou de estagiária a biomédica efetivada no referido laboratório.
O PCR é um método de produção de um grande número de cópias de trechos pequenos do DNA a partir de amostras muito diminutas de material genético. O método também é chamado “amplificação” do DNA e permite detectar e medir genes específicos. Pode ser usado para detectar genes no DNA de uma pessoa, como os associados a câncer ou a distúrbios hereditários, ou para detectar e quantificar material genético e bactérias ou vírus infecciosos.
Atualmente, a biomédica Bárbara é a responsável pelo setor de PCR do Axys Laboratório – Análises Clínicas Veterinárias, um dos parceiros do curso de Biomedicina do UniSALESIANO para a realização do Estágio Supervisionado Obrigatório. O laboratório é reconhecido como um dos mais completos e inovadores em diagnósticos veterinários do país, atuando na realização de exames especializados para pets e animais de grande porte. O mesmo, que atende todo território nacional, conta com diversas áreas em Análises Clínicas Veterinárias: hematologia, bioquímica, sorologia, microbiologia, parasitologia, entre outros.
O coordenador do curso de Biomedicina, Profº Silvio Fernando Guideti marques, bem como, a Profª Adriana Carolina Rodrigues de Almeida Silva, agradecem a biomédica Bárbara Giovana Santos Lara pelo retorno ao UniSALESIANO e por compartilhar seus conhecimentos e experiências com os acadêmicos.