Uma noite de muita emoção e honra marcou mais uma vez a história do UniSALESIANO. Na noite de sexta-feira, dia 17, a Instituição concedeu o título Doutor Honoris Causa a quatro personalidades de grande relevância nacional e internacional.
Bispo emérito dos armênios católicos da América Latina, Dom Vartan Waldir Boghossian; o teólogo, historiador e pesquisador, Pe. José Oscar Beozzo; o pioneiro da música religiosa no país, Pe. José Fernandes de Oliveira (Pe. Zezinho); e a fundadora da Pastoral da Criança, Drª. Zilda Arns Neumann (In memoriam), representada na presença do filho, Nelson Arns Neumann, coordenador Internacional da Pastoral da Criança.
A cerimônia, realizada no Auditório Papa Francisco, foi presidida pelo Reitor do UniSALESIANO, Pe. Luigi Favero, e contou com a presença do presidente da Missão Salesiana do Mato Grosso e Chanceler do UniSALESIANO, Pe. Dr. Gildásio Mendes; do Vice-Reitor e Pró-Reitor Acadêmico, Prof. André Ornellas; do Pró-Reitor de Pastoral, Pe. Waldomiro Bronakowiski; a Pró-Reitora de Pesquisa, Extensão e Ação Comunitária, da Professora Heloisa Rovery; da Pró-Reitora Administrativa, Senhora Vanda Aparecida Guilherme Moura.
Também estavam presentes coordenadores, funcionários, professores e alunos do UniSALESIANO.
prefeito de Araçatuba, Dilador Borges e a vice, Edna Flor, prestigiaram o evento ladeados pelo vice-prefeito de Lins, Carlos Daher; pela presidente da Câmara Municipal de Araçatuba, vereadora Tieza Lemos Marques de Oliveira; pelo presidente da Câmara Municipal de Lins, vereador José Roberto Danzi.

CELEBRAR
A cerimônia foi marcada por momentos de grande emoção, iniciando pela apresentação do coral de alunos do Colégio Salesiano de Araçatuba, sob a regência da professora Simone Vieira.
A abertura oficial do evento foi feita pelo chanceler, Pe. Gildásio Mendes dos Santos. Ele discursou ressaltando o histórico de conquistas e serviços prestados pelos homenageados.
“Cada um de vocês tem uma grande história de amor e hoje, nesta noite, seremos uma grande família que celebra esta grande homenagem”, disse.
Em seu discurso, Pe. Luigi destacou que os homenageado são mestres e doutores na ciência e na vida humana e cristã; estrelas que brilham no firmamento.
“Sentimos que nesta noite, aqui, foram acesos quatro faróis, que iluminam a nossa vida e o nosso caminho”, disse.
Depois da leitura da Resolução do Conselho Universitário do UniSALESIANO (Consu) que decidiu, por unanimidade a concessão dos títulos, o Reitor Pe. Luigi fez a outorga do título de Doutor Honoris Causa aos homenageados e os revestiu com uma manteleta vermelha e um capelo, símbolos da dignidade de doutores. Em seguida, eles receberam os diplomas.
Todos os novos Doutores Honoris Causa discursaram:
Dom Vartan Waldir Boghossian – Bispo emérito dos armênios católicos da América Latina
“Recebo este doutorado, representando os Armênios, esse povo cristão e mártir, a Igreja Armênia Católica, com sua Pastoral e maravilhosa liturgia, representando seu clero e fiéis da América Latina”.
Pe. José Fernandes de Oliveira (Pe. Zezinho) – Pioneiro da música religiosa no país
“Quando me deram este título, eu sabia que não era para mim. Minha Congregação agradece, minha família agradece, mas eu sou fruto de todos que trabalharam comigo, me ajudaram e me ensinaram. Agora, levo esse título adiante”.
Pe. José Oscar Beozzo – Teólogo, historiador e pesquisador
“No momento crítico em que vivemos, nosso país precisa voltar a acreditar nas crianças, nos jovens, no conhecimento, na partilha e na solidariedade. Sou muito grato ao UniSALESIANO por essa noite tão bonita e por essa fraterna caminhada para melhor servir as pessoas, ao povo e sobretudo aos mais necessitados”.
Drª. Zilda Arns Neumann (In memoriam), Fundadora da Pastoral da Criança (representada na presença do filho, Nelson Arns Neumann)
“Quando pensamos no que Drª. Zilda criou para combater a mortalidade infantil e a desnutrição, tenho certeza que ela está muito feliz lá em cima, sabendo que cada criança tem uma chance de viver melhor agora e ter saúde até o resto da vida. Muito obrigado pela homenagem à minha mãe”.