O tão esperado curso de extensão em LIBRAS foi realizado pelo UniSALESIANO na cidade de Lins – SP durante os meses de abril a junho. Foram vinte e quatro participantes, alcançando também o público externo do Centro Universitário.
Ao todo tiveram trinta e quatro horas de aula, sendo dezoito presenciais aos sábados de manhã e dezesseis on-line, assim tendo uma introdução a Linguagem Brasileira de Sinais – LIBRAS, um conjunto de formas gestuais utilizado por deficientes auditivos para comunicação.
No sábado, 8 de junho, receberam os certificados de conclusão e realizaram confraternização. Ana Olímpia, professora do curso, acrescentou “Foi com grande alegria que encerramos o 1º curso de LIBRAS no UniSALESIANO, com alunos de diferentes áreas, mas com o mesmo objetivo, favorecer a inclusão do deficiente auditivo. Foi um sucesso e a turma já pede a 2ª edição do curso”.
Finalizando, foi realizado solenidade de entrega de dicionários em LIBRAS feitos pelos alunos do curso de extensão como forma de trabalho final. Os dicionários foram doados aos coordenadores das graduações de Direito, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Pedagogia – contemplam ilustrações de como são feitos os principais e mais utilizados sinais de cada área.
Os mesmos serão expostos nos seus ambientes para multiplicar a corrente da inclusão que o curso ofereceu aos participantes e à Instituição. A solenidade de entrega emocionou e enalteceu os alunos de LIBRAS, sendo acolhidos pela Pró-Reitora de Pesquisa, Extensão e Ação Comunitária, Profa. Heloísa Rovery, que os elogiou e enalteceu a importância da extensão como ferramenta de transformação, impactando públicos interno e externo do Centro Universitário.
De acordo com a funcionária e aluna concluinte de LIBRAS, Erica Cristiane, o curso teve uma boa repercussão aos participantes, propiciando novo olhar para inclusão, vinda do aprendizado. “Vimos à importância e a necessidade da utilização das mãos e a expressão fácil para nos comunicar com quem tem deficiência auditiva”.