A docente do curso de Biomedicina, Profª Edvannia dos Santos Silva, defendeu sua dissertação de Mestrado pela Faculdade de Medicina de Marília/SP (FAMEMA), área de concentração em “Saúde e Envelhecimento”, no dia 16/02.

A dissertação intitulada “Estudo da toxicidade celular e genética da Cumarina Sintética 3-(3’-4’-Dihidroxifenil)-8-hidroxicumarina in vitro”, teve como orientador o Profº Drº Edson Luís Maistro, que contribui cientificamente há anos com pesquisas na área de genética toxicológica e efeitos de compostos naturais e sintéticos. O estudo também foi realizado em parceria com o grupo de pesquisa liderado pela Dra. Maria João Matos, da Universidade de Santiago da Compostela – Espanha, que sintetizou a Cumarina avaliada na pesquisa.

Com todos os procedimentos experimentais realizados no Laboratório de Genética Toxicológica da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus 2 de Marilia/SP, a pesquisa é inédita acerca de efeitos citotóxicos e genotóxicos da referida Cumarina utilizando-se cultura de células humanas e metodologias para o rastreamento de mutações cromossômicas, quebras de DNA de fita dupla, simples e lesões a sítios álcali-lábeis.

Segundo a Profª Edvannia “estas avaliações são imprescindíveis para assegurar a biossegurança da utilização deste composto por seres humanos, já que a Cumarina 3-(3’-4’-Dihidroxifenil)-8-hidroxicumarina foi sintetizada para utilização no tratamento de doenças neurodegenerativas – Mal de Alzheimer e Doença de Parkinson, pois o andaime cumarínico possui potentes atividades antioxidantes, capazes até mesmo de prevenir doenças cardiovasculares, envelhecimento e câncer, condições em que a fisiopatologia da produção das Espécies Reativas do Oxigênio (EROs) estão associadas”.

O exame de defesa durou cerca de 3 horas e contou com a apresentação oral da pesquisa e a arguição pela banca avaliadora, esta composta por Dra. Camila Lehnhardt Pires, Dra. Luciamáre Perinetti Martins e Dr. Edson Luís Maistro (orientador) que, ao final, concedeu-lhe aprovação e aptidão ao título de mestre.

A coordenação do curso de Biomedicina parabeniza a Profª Edvannia dos Santos Silva pela defesa de sua dissertação de Mestrado, bem como, deseja voos cada vez mais ascendentes em sua vida acadêmica.