Os alunos do 4º semestre do curso de Psicologia realizaram a dinâmica de grupo “A construção do castelo”. A atividade foi proposta na disciplina “Psicologia da Diferença Física, Mental e Sensorial” ministrada pela Profa. Luciana Máximo Paschoali, na noite de 24 de agosto.
“A construção do castelo”, tem a seguinte mecânica, onde em pequenos grupos, um representando o papel de um deficiente visual (com venda nos olhos) e o outro representando um deficiente físico (com uma das mãos atadas), tinham por objetivo “construir um castelo”. Tal atividade tem por intuito oportunizar aos alunos, vivenciar e refletir temas pertinentes a disciplina, como limitações, habilidades, trabalho em equipe, comunicação e inclusão.
A aluna Maria Julia aprovou essa iniciativa e compartilhou sua percepção: “Desenvolver essa atividade na aula de psicologia da diferença foi um grande desafio, no qual pudemos sentir minimamente como é ter algumas limitações e como conseguir se adaptar a elas, além do fato de orientar e trabalhar com os demais participantes que também representavam alguma deficiência, como faixas nos olhos, alguma das mãos para trás, sem poder movimentar as pernas, etc. A professora trouxe uma aula dinâmica, divertida, que exigiu bastante paciência, comunicação e união entre todos, foi muito prazeroso e construtivo!”