O “Primeiro do Dia de Campo – Integração Lavoura-pecuária em propriedade leiteira” foi realizado através do curso de Engenharia Agronômica, no dia 16 de março, a partir das 7h30, na Sorveteria Fazendinha tropical. O evento foi uma iniciativa do proprietário da Sorveteria Fazendinha Tropical, Luiz Gonzaga Arzani, juntamente com o Prof. Luiz Paulo Montenegro, do curso de Eng. Agronômica do UniSALESIANO Lins.

Esse evento foi promovido pela Pró-reitoria de Pesquisa, Extensão e Ação Comunitária do UniSALESIANO Lins e pela Sorveteria Fazendinha Tropical, por ser esse um evento de difusão de informações e tecnologias ao produtor rural, contando ainda, com o apoio das empresas Rações Promilk e Agrofértil, do município de Promissão, e da Agrotécnica de Lins.

Houve a participação de produtores rurais, profissionais e estudantes de ciências agrárias, presentes na busca por informações e troca de experiências com relação ao sistema de produção de silagem de milho associado à reforma de pastagens, com foco para a pecuária leiteira, bem como outras técnicas de suplementação animal e ligadas à manutenção da cultura da pastagem. Foram ministradas palestras referentes à Implantação do sistema de integração lavoura-pecuária em propriedade leiteira, dieta equilibrada para bovinos de leite, custo de implantação do sistema de integração na propriedade e Irrigação em pastagens.

Trata-se de uma edição inicial, o Dia de Campo pretende em suas próximas edições buscar e difundir inovações para os pequenos e médios produtores rurais, além de tornar esse encontro tradicional entre os mesmos, para que haja troca de experiências entre produtores, técnicos e profissionais ligados ao setor, na busca por uma maior competitividade dentro das cadeias produtivas na agropecuária.