Aconteceu mais uma edição do Desafio Design Thinking dos alunos do 5° e 7° semestres do curso de Publicidade e Propaganda do UniSALESIANO de Lins.
Os alunos desenvolveram durante o semestre protótipos de soluções de lazer para a cidade de Lins, utilizando a metodologia do pensamento do design, disciplina ministrada pela professora Sandra Regina Silva e fizeram suas apresentações na noite de 11 de maio.
Algumas ferramentas para a inspiração, ideação e desenvolvimento dos protótipos utilizadas foram o mapa da empatia, desconstrução do problema, entrevistas com especialistas e potenciais beneficiários e criação de personas (potenciais clientes).
Os protótipos apresentados pelos grupos são maquete de cinema itinerante, vídeo 3D simulação de corrida de rolimã, experiência de imersão na cultura mexicana e maquete da festa de cores.
Para o coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, professor João Artur, o Design Thinking é uma abordagem criativa que busca solucionar problemas de forma colaborativa, centrada no usuário e na inovação. Ele pode ser aplicado na educação para estimular a troca de informações, o desenvolvimento da empatia, o pensamento visual e a prototipagem de soluções. A importância do Design Thinking para a formação acadêmica está relacionada à capacidade de desenvolver competências como criatividade, comunicação, trabalho em equipe e pensamento crítico. Essas competências são cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho e na sociedade em geral.
Para a professora Sandra Regina Silva “a metodologia do pensamento do design pode ser utilizada em projetos da comunidade ou empresariais para a solução rápida, criativa e inovadora de problemas e no desenvolvimento de produtos, serviços e até na criação de empresas.”