O tradicional curso de Psicologia do UniSALESIANO, através da sua Clínica, começará a oferecer o Plantão Psicológico aos colaboradores da Unimed, a partir da primeira semana de maio.
Os atendimentos funcionarão por demanda espontânea, sem necessidade de agendamento, as quartas e sextas-feiras, das 14h às 20h. Em caso de dúvidas, os interessados poderão entrar em contato pelo (14) 3533 6208.
A ideia da Unimed de solicitar o Serviço de Psicologia vem ao encontro da modalidade de atendimento do Plantão Psicológico que é oferecido através do estágio do quinto ano de Psicologia.
Trata-se de uma ação clínica que atende a um momento de emergência, uma necessidade particular da pessoa em algum tipo de sofrimento, Nesse sentido o Plantão Psicológico, por não se tratar de psicoterapia ou avaliação psicológica, oferece espaço de acolhimento e escuta na possibilidade de ressignificação do momento da procura emergencial, que se revela na necessidade de se perceber na dor e no sofrimento com possibilidades de compreendê-la no agora da procura.
De acordo com o responsável pela supervisão de estágio, Prof. MSc. Aguinaldo José Silva Gomes e a coordenadora do curso de Psicologia, Profa. MSc. Ana Elisa S. B. de Carvalho, o Plantão Psicológico no UniSALESIANO surgiu a partir de dois pontos básicos e que caracterizam um Estágio de Psicologia Clínica, qual seja, prestar serviço à comunidade, que no início se referia as necessidades da comunidade acadêmica do Centro Universitário (com significativa procura), e ser espaço de aprendizagem prática aos alunos quintanistas dentro dessa modalidade de atendimento clinico que se fundamenta numa abordagem específica da psicologia.
A coordenadora ainda relata que entendido como uma modalidade a qual encontra seu melhor espaço de atuação em Instituições, na oferta desse atendimento a partir da procura voluntária dos interessados desse espaço institucional, sem se caracterizar como um encontro que visa à sistematização de um processo. Prof. Aguinaldo finaliza: “nosso trabalho já experimentou alguns outros lugares de atuação na cidade e região e visa se estender mais na oferta dessa modalidade de atendimento, seja na solicitação de parcerias tal com a da Unimed, ou em espaços vinculados as políticas de saúde públicas e na oferta que podemos fazer as Instituições como Escola secundária, que visa criar um espaço de fala aos adolescentes”.