O UniSALESIANO se encheu de energia e animação ao receber pequenos visitantes, na tarde de sexta-feira, 17 de maio. As crianças do projeto social Centro Educacional Garotos do Bairro vieram conhecer a Biblioteca Dom Henrique Mourão, localizada no primeiro andar do bloco B do UniSALESIANO.

Meninos e meninas de 8 a 11 anos foram recebidos pela bibliotecária responsável, a Sra. Sandra Montagnoli, pela colaboradora Raquel Hortêncio, pela assistente social, Josiane Vancin, pelo menor aprendiz, Pedro de Oliveira e pelos membros do departamento de comunicação, Marcelo Uenaka e Eryck Faria.

Acompanhados da diretora, Sra. Miriam Becari, a assistente social Denise Manne e as professoras Fernanda da Silva, Josi Flauzino, primeiramente todos foram reunidos para uma explicação sobre os mais de 50 mil livros disponíveis, sobre a profissão de bibliotecário e principalmente, sobre a importância dos estudos, com a realização de uma faculdade.

Em seguida, as crianças puderam percorrer os diversos corredores de livros, e escolher aquele que o chamasse atenção, levando-o para a mesa para sua contemplação.

Retomando as falas, a coordenadora do curso de Pedagogia, Profa. Elaine Moreira se apresentou e saldou a todos, dizendo da alegria de os estarem recebendo e que o curso tinha preparado um presente surpresa para elas. Na sequência Sandra começou a contar a estória de livros infantis que estavam tristes, pois nenhuma criança estavam o lendo, então a solução seria doá-los para que os mesmos passassem de mãos em mãos, multiplicando as suas estórias.   Os olhos dos pequenos começaram a brilhar e a Sandra a distribuir as doações, sendo um livro para cada criança.

Uma grata surpresa, foi de um colaborador, que estava fotografando a visita. Seu nome é Eryck, e de pronto foi familiar com o projeto Garotos do Bairro, reconhecendo a coordenadora e uma das professoras. Quando era criança, ele passou 05 anos dentro do projeto e hoje pôde agradecer e relatar em uma breve fala, sobre a importância dos estudos e a relevância do projeto em sua vida.

Ao final, todos tomaram um delicioso lanche e com a mesma energia que chegaram, agradeceram e foram embora felizes, com os seus livrinhos debaixo do braço.

 

Depoimento

Emocionada, a bibliotecária Sandra deu um depoimento e relatou que tudo começou com o pedido de uma criança que tinha o sonho de conhecer a biblioteca.

“Receber as crianças do Centro Educacional Garotos do Bairro foi algo muito especial para nós do UniSALESIANO.  Recebê-las é crer no futuro. Dom Bosco sempre dizia que educação é coisa do coração, e as crianças são nosso amanhã. Quando soube pela Josiane deste sonho tão singelo e simples de realizar, não tive dúvidas, tivemos que realizar. Alguém deve ter dito algo para elas, que tenha causado emoção e curiosidade. Nos dias de hoje, com a Internet e as novas tecnologias de comunicação, até as crianças estão diferentes. Espero com esta visita, despertar ao menos em algumas crianças, o gosto pela leitura, sabendo que as bibliotecas guardam estórias, saberes e ensinamentos. Se desta visita, guardarem uma boa lembrança, de um sonho que se tornou real, já valeu a pena.  Confesso que fiquei e estou emocionada, pois as crianças são algo muito precioso.  Elas precisam ser amadas e respeitadas em seus sonhos. Principalmente quando este sonho é tão fácil de ser realizado. Que possamos de alguma forma chegar aos jovens, mesmo de uma forma bem diferente”.

 

Sobre o projeto social Núcleo Educativo Garotos do Bairro

 

Lindo projeto social, há mais de 20 anos, atende crianças de 05 a 12 anos no contra turno escolar, com atividades recreativas e sem custos para as famílias.
Horário de Atendimento: segunda à sexta das 7:30 às 17h
– Endereço: Rua Coronel José Bráulio Junqueira de Andrade, 110, Ribeiro, CEP 16400-140 – Lins, São Paulo
Contato: (14) 3533-3122 ou (14) 99866-6952.