O Conselho Nacional dos Ex-alunos de Dom Bosco reuniu-se nos dias 24,25 e 26 de agosto, em São Paulo – SP. Estiveram presentes 28 representantes das Inspetorias. Esse número é um indicador de que o Movimento está crescendo e que tem um grande apoio dos Salesianos. Se fizeram presentes cinco assessores salesianos que coordenam a atividade dos ex-alunos nas Inspetorias.
O encontro teve a perspectiva de ser um momento de animação, de informação, de revisão e reflexão sobre as ações feitas durante o último ano e, um desafio de projetar as futuras ações visando o crescimento em quantidade e qualidade do Movimento. Dentre as ações futuras estão o compromisso de cada Inspetoria abrir pelo menos uma União Local, pensar um itinerário formativo para os ex-alunos, buscar entrosamento com os demais grupos da Família Salesiana, pensar numa forma de buscar meios para a própria sustentabilidade, envolver mais jovens no Movimento e organizar o próximo congresso nacional que será realizado em São Paulo no mês de agosto do próximo ano.
De acordo com a representante do nosso Centro Universitário, Rosiane Sozzo Gouvêa: “Me sinto honrada e extremamente grata ao UniSALESIANO que é muito significativo na minha vida acadêmica, como ex-aluna do curso de Ciências Contábeis, profissional como docente, são 29 anos nessa Instituição que tanto amo, contemplando na minha vida familiar, social que vivem os valores e referências ético-morais aprendidos.
Para mim, é muito orgulho, alegria, um misto de tantos sentimentos bons, uma felicidade enorme e de gratidão ao nosso Reitor Padre Paulo Vendrame, ao Padre Giulio Boffi e ao Padre Waldomiro, Delegado Inspetorial pelo apoio e incentivo de participar como membro da Federação dos ex-alunos, em âmbito da Missão Salesiana de Mato Grosso – MSMT, nas responsabilidades de colaboração e complemento do projeto educativo salesiano, e representar toda uma geração que passou por ela e marcou época. É uma oportunidade de manter viva a amizade construída e renovar o entusiasmo. A missão do ex-aluno tem seu fundamento na expressão evangélica “ser sal da terra e luz do mundo” (Mt 5,13). Esta expressão nos leva a perguntar: como ser sal da terra e, a partir daí, como ser luz para indicar o caminho? E perguntar-me: o que mais posso fazer?
Desde Dom Bosco, o ex-aluno é o braço direito da presença do carisma salesiano. É admirável o esforço pela presença, provenientes de diversos lugares distantes incluindo a continuidade do projeto educativo pedagógico Dom Bosco, baseado na religião, razão e no amor.
O que une o ontem e o hoje é o mesmo fio condutor que sustenta um dos projetos educativos mais otimistas na educação: possibilitar ao jovem tornar-se “bom cristão, honesto cidadão e profissionais competentes”.
Finalizo com uma frase de Dom Bosco: “Nossa vida é presente de Deus; o que fazemos com ela é o nosso presente a Ele”.