O Clube Atlético Linense – CAL e o UniSALESIANO firmaram uma parceria visando aprimorar a saúde e o desempenho dos atletas durante a pré-temporada em preparação para o tão aguardado Campeonato Paulista Série A2. A colaboração entre o time de futebol local e os cursos de Educação Física e Fisioterapia da instituição proporcionou uma oportunidade única de integração entre teoria e prática, enriquecendo o aprendizado dos estudantes e aprimorando as condições individuais de preparação dos jogadores.
Para a instituição é uma oportunidade de realizar um trabalho real com um time profissional, agregando conhecimento e experiência aos alunos, que podem acompanhar o atendimento em alto desempenho no esporte. Para o CAL é uma forma de prestigiar a qualidade da instituição e oferecer condições individualizadas de preparação de cada atleta, buscando o melhor para a competitividade do time.
As atividades foram divididas em dois dias, tendo a manhã de 04/12 segunda-feira com a análise da fisioterapia realizada pelos professores de Fisioterapia, Marco Aurélio Gabanela e de Jonathan Telles, além dos estagiários da Clínica de Avaliação Física do curso de Educação Física, que aferiram as medidas de gordura corporal.
No dia 07/12, quinta-feira, o professor do curso de Educação Física, Osvaldo Tadeu realizou os testes físicos no campo de futebol, localizado no complexo esportivo do Centro Universitário. Na parte da manhã realizou o teste de resistência anaeróbia e na parte da tarde, o teste de VO2 máximo.
O diretor executivo do CAL, Vagner Silva considera a parceria extremamente importante pois estão realizando avaliações para detectar atletas com lesão ou início de lesão e isso vai somar muito para o clube no decorrer da competição: “com essas atividades em conjunto os nomes do CAL e UniSALESIANO crescerão juntos”.
Os professores do UniSALESIANO conduziram de forma muito profissional e educativa cada avaliação e destacaram a importância dessa parceria. O professor Marco Aurélio reforçou os benefícios das avaliações ortopédicas na prevenção e tratamento com os atletas, antes, durante e depois da competição: “essa formação com os alunos é um diferencial profissional, além de uma alegria em atendermos o CAL que é tão querido e representativo na cidade.
Já o prof. Jonathan Telles se atentou aos testes funcionais que demonstram as condições físicas do jogador, para prevenir ou minimizar as lesões e dar longevidade ao atleta: “essa é uma parceria incrível que todo mundo ganha, o clube, a instituição e os cursos. Tenho certeza que dará super certo”.
O Prof. Osvaldo Tadeu se mostrou muito animado com o trabalho de mensuração do desempenho físico, acompanhado pelos alunos que ganharam experiência nessas atividades de medição da resistência anaeróbia, potência, índice de fatiga e a capacidade cardiorrespiratória dos atletas. “Isso é muito importante para o nosso município, pois mostra a força do esporte e do ensino em Lins”.