No dia 19 de outubro, a Câmara Municipal de Lins/SP aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei (PL 104/20), de autoria do vereador Ademir Chiarapa, que institui o “Dia do Biomédico” (20 de Novembro) nas comemorações municipais.
Orientado pelo Dr. Rodrigo Sebilhano Perenette, que é o Delegado do Conselho Regional de Biomedicina da 1ª Região (CRBM-1) na Comarca de Marília/SP, o coordenador do curso de Biomedicina, Prof. Dr. Silvio Fernando Guideti Marques, fez contato com o vereador expondo a proposta, na qual apresentou, detalhadamente, à profissão do Biomédico, bem como, o curso de Biomedicina do UniSALESIANO e as diversas habilitações profissionais de inserção no mercado de trabalho.
Neste contexto, o vereador Ademir Chiarapa deu seguimento à elaboração do Projeto de Lei apontando a importância da Biomedicina como profissão na área de ciências da saúde, bem como, justificando que, no momento de turbulência vivido pela pandemia da COVID-19, os biomédicos estão oferecendo uma resposta ágil, tanto no âmbito da pesquisa, quanto em diagnóstico e ensino.
Recentemente, o Projeto de Lei (PL 104/20), aprovado na Câmara Municipal, foi promulgado pelo Prefeito Municipal sob a Lei nº 6.938, de 22 de Outubro de 2020, onde o Artigo 1º cita que “Fica instituído pela presente Lei, no município de Lins, o Dia do Biomédico, a ser comemorado, anualmente, no dia 20 de Novembro.”
Trata-se de uma conquista não só para os Biomédicos que atuam no município de Lins, mas, também, para os futuros egressos do UniSALESIANO que levarão a bandeira da profissão e seu slogan “biomédico: um profissional a serviço da saúde”.