A aluna do segundo semestre de Psicologia, Letícia Zavan Anequine, é filha de professora de português e desde muito jovem é apaixonada por literatura e por grandes escritores, como Cecília Meireles, Vinícius de Moraes, Adélia Prado, Carlos Drummond de Andrade.

Ela está lançando o livro “Sentimentalismo Liberto”, que fala das suas emoções e das percepções em relação ao amor.

O livro está disponível tanto de forma física, quanto em ebook, e pode ser encontrado em grandes lojas online como Amazon, Americanas, Submarino, Magazine Luiza, Mercado Livre e Shoptime.

De acordo com sua professora, a coordenadora do curso de Psicologia, Ana Elisa Fernandes, a aluna está de parabéns: “Só posso agradecer a Letícia por nos encantar e nos inspirar com seu texto. A escrita é um exercício desafiador e proporciona descobertas que revelam um saber-fazer-sentir. Parabéns pela iniciativa! ”.

Vale lembrar que Letícia participou do Talento Universitário 2022 e foi uma das vencedoras. Em seu vídeo ela lia um poema de seu livro, alcançando 2.721 visualizações e ficando na quinta colocação do concurso cultural.

 

Confira uma breve entrevista realizada com a Letícia.

 

Como a escrita começou na sua vida?

R: Sempre fui apaixonada por literatura. Pelo fato da minha mãe ser professora de Português, tive acesso a muitos livros enquanto crescia. Através desse incentivo, pude conhecer grandes poetas como Cecília Meireles, Vinícius de Moraes, Adélia Prado, Carlos Drummond de Andrade (um dos primeiros que li, inclusive). A partir daí percebi o quanto gostava da escrita e em como ela serve como uma válvula de escape para tudo aquilo que sinto.

 

Esse é o seu primeiro livro? Conte como foi escrevê-lo?

R: Sim, esse é o meu primeiro livro.

Escrevê-lo foi uma das experiências mais interessantes e complexas da minha vida. Falar sobre sentimentos e conseguir expressa-los de uma maneira que outras pessoas se identifiquem e sendo bem única ao mesmo tempo na forma de escrever, pode ser um processo longo e desafiador. Ao mesmo tempo me sinto muito orgulhosa por ter conseguido atingir esse feito.

 

Do que o livro se trata?

R: O livro se trata das minhas experiências e percepções perante sentimentos como a paixão, o amor e também a vulnerabilidade e a coragem em simplesmente sentir e demonstrar, tendo em vista que as relações atuais me parecem um tanto quanto frágeis e as pessoas aparentam não saber lidar muito bem com essas questões tão íntimas e particulares. Tendo consciência dessa realidade, quis mostrar através das palavras a beleza existente nesses processos e em como as pessoas precisam repensar e dar liberdade ao que sentem. Por isso o nome “Sentimentalismo Liberto”.

 

O curso de Psicologia e os professores influenciam no seu processo criativo?

R: Com certeza. A área da Psicologia teve um impacto significativo, porque escrevo sobre várias questões importantes relacionadas a sentimentos e trocas. Sempre fui apaixonada pela Psicologia e ela possui influência em diversos aspectos da minha vida.

Quanto aos professores, posso dizer o mesmo, tendo em vista que absorvo inúmeros conhecimentos de cada um e isso ajuda imensamente no processo criativo também.

 

Qual sua mensagem para os colegas de curso e de faculdade?

R: Gostaria, primeiramente, de deixar meus agradecimentos aos meus amigos da faculdade, aos professores e todos que estão fazendo parte dessa jornada comigo e apoiando de alguma forma. Me sinto privilegiada por isso.

E também, queria fazer um convite para que dessem uma chance a esse mundo tão bonito que é o dos livros e da escrita. Sinto que podemos aprender de formas totalmente variadas e algo de interessante eles encontrarão nesse livro tão especial e através das minhas palavras. Libertem-se e aproveitem as maravilhas do sentir.

 

Como as pessoas podem encontrar o seu livro?

R: “Sentimentalismo Liberto” está sendo vendido tanto na versão física quanto em eBook nos principais sites de venda como Amazon, Americanas, Submarino, Magazine Luiza, Mercado Livre e Shoptime. Basta digitar o nome que as pessoas o encontrarão. Fora isso, através do meu Instagram (@leticia_zavan) também é possível acessar o link direto aos sites de compra pela bio do meu perfil.