Na manhã da última sexta-feira, dia 11/10, acadêmicos do curso de Biomedicina realizaram Visita Técnica na UNESP/Botucatu, uma das mais importantes universidades estaduais no contexto de pesquisa e extensão.

Recebidos pelo Profº Drº Wellerson Rodrigo Scarano, do Instituto de Biociências (IB), 55 acadêmicos de Biomedicina do UniSALESIANO, acompanhados pela Profª Drª Edvannia dos Santos Silva e pelo Profº Drº Silvio Fernando Guideti Marques, puderam visitar a UNIPEX (Unidade de Pesquisa Experimental), o CIATOX (Centro Informação e Assistência Toxicológica), o Centro de Microscopia Eletrônica (CME) e o Museu de Anatomia, além de outras instalações do IB.

A UNIPEX é uma unidade multiusuária da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) cujo objetivo é oferecer infraestrutura especializada e serviços de apoio à pesquisa científica. Conta, atualmente, com 22 laboratórios voltados para diferentes linhas de pesquisa, bem como, biotérios para ratos e camundongos, coelhos, suínos, aves (frangos) e peixes. Neste local, os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer diversos equipamentos com destaque para o microscópio confocal, o sequenciador automático de ácidos nucleicos e o sistema de quantificação de ácidos nucleicos por sondas moleculares.

O CIATOX é um laboratório cuja finalidade se pauta em desenvolver atividades na área de Toxicologia como, por exemplo, atendimento ambulatorial a pacientes expostos cronicamente a agrotóxicos, metais pesados, solventes orgânicos e outros.

O CME trabalha com a Microscopia Eletrônica de Transmissão (MET) e a Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), que utilizam um feixe de elétrons como fonte de “iluminação” sobre uma amostra a ser observada, ao invés de luz visível, onde é possível a obtenção de imagens com resoluções espaciais da ordem de centenas a milhares de vezes.

O Museu de Anatomia contém acervo diversificado com exemplares para estudo estrutural da célula ao organismo complexo, do ser humano e de outros animais, da fecundação até o desenvolvimento do indivíduo adulto, sendo, portanto, multidisciplinar, porém com foco na anatomia humana.

Segundo a aluna Maria Luiza Dias Marinho, acadêmica do segundo semestre, “A visita técnica foi uma oportunidade sem igual! Estar presente lá, conhecer os laboratórios e presenciar a dimensão de possibilidades para ampliar conhecimentos, me fez reafirmar a escolha que realizei pela Biomedicina. A estrutura, o desenvolvimento de pesquisas e, também, os profissionais que nos receberam transmitiram uma experiência de muito valor acadêmico e pessoal, sendo um incentivo e uma inspiração de futuro profissional e pós-graduação. Pessoalmente, senti-me encantada em todo momento, tenho certeza que ali se encontra um possível futuro para mim”.

Para o coordenador do curso, Profº Silvio, “Aproximar os acadêmicos de grandes centros de pesquisas é muito importante para a complementação da formação curricular, além de “abrir possíveis portas” para o ingresso numa pós-graduação e carreira acadêmica. Agradeço, em particular, ao Profº Wellerson, que organizou o trajeto da visitação, bem como, a todos os profissionais que nos acolheram e compartilharam dos ambientes laboratoriais e, principalmente, ao Instituto de Biociências da Unesp/Botucatu por receber nossos acadêmicos e proporcionar momentos de grande aprendizado!”.