Biomedicina realiza sua 2ª Semana de Curso, de forma remota, utilizando-se da plataforma “StreamYard” e transmitida “ao vivo” pelo YouTube (semanabiomedicina. unisalesiano.com.br) entre os dias 10 e 13 de novembro.

A Abertura Solene contou com a presença do ilustre Dr. Wilson de Almeida Siqueira, que é o Secretário Geral do Conselho Regional de Biomedicina da 1ª Região (CRBM-1), por mais de 30 anos Vice-Presidente deste Conselho, e grande inspirador para os futuros biomédicos pela humildade e pelas constantes lutas para o reconhecimento e a valorização cada vez maiores da Biomedicina. O coordenador do curso, Prof. Dr. Silvio Fernando Guideti Marques, aproveitou a ocasião para anunciar, em primeira mão, que a Câmara Municipal de Lins/SP aprovara, por unanimidade, o Projeto de Lei (PL 104/20), que institui o “Dia do Biomédico” (20 de Novembro) nas comemorações municipais.

Em seguida, palestrou a Dra. Solange Amorim Nogueira, que é coordenadora Biomédica do Setor de Medicina Nuclear do Hospital Israelita Albert Einstein, desenvolvendo o tema “Atualizações em PET/CT e PET/RM”, trazendo informações sobre os avanços do Diagnóstico por Imagem, que contempla uma habilitação da Biomedicina, no caso, a Imagenologia. A tecnologia PET-CT integra a Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET) com a Tomografia Computadorizada de Alta Resolução (CT) e o PET-RM integra o PET com a Ressonância Magnética (RM), sendo que este último representa um grande avanço na prática da medicina personalizada, permitindo um diagnóstico precoce das doenças, a escolha mais apropriada do tratamento e o melhor acompanhamento do paciente.

Já no segundo dia, foram proferidas duas palestras: num primeiro momento, o Dr. Rodrigo Barbano Weingrill, diretamente da Universidade do Havaí/Manoa/EUA, abordou o tema “Introdução à manipulação genética de embriões”, vinculado à área de habilitação do Biomédico em Reprodução Humana. Posteriormente, o Dr. Marcelo Spegiorin Moreno palestrou sobre o tema “Covid-19: Só sei que nada sei”, trazendo informações recentes sobre diagnóstico e prevenção do novo coronavírus.

O terceiro dia do evento também marcou a presença de dois ilustres biomédicos: o Dr. Éric Diego Barioni, que é Conselheiro do CRBM-1, abordou o tema “Autogestão de carreira em Biomedicina: habilitação em Toxicologia” e trouxe palavras de motivação e estímulo para a carreira do Biomédico ao final de sua exposição. Em seguida, palestrou a Dra. Ludmila Alem, do Laboratório de Ciência e Tecnologia Forense/Universidade Estadual do Rio de Janeiro-UERJ, onde desenvolveu o tema “Ciências Forenses e Perícia Criminal”, área de muito interesse dos egressos e de atuação do profissional Biomédico, sendo que, em suas palavras, citou que o mesmo leva uma grande vantagem para trabalhar como “perito criminal”, devido à formação, podendo atuar em diversas áreas da criminalística: perícias em local de morte violenta, laboratórios de toxicologia, DNA, Biologia Forense e meio ambiente.

E finalizando a Semana de Biomedicina, o curso recebeu o Dr. Leandro de Souza Thiago, que é Biomédico Tecnologista Pleno no Instituto Nacional de Câncer/Ministério da Saúde – INCA/RJ, que abordou o tema “Da descoberta do vírus SARS-CoV-2 à Imunologia”, trazendo informações atualizadas em termos da Biologia Molecular no contexto da COVID-19. Ao final, deixou uma reflexão sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), o maior do gênero em termos mundiais, para que lutemos pela sua preservação em benefício da sociedade.

Além do ciclo de palestras, a 2ª Semana de Biomedicina ofereceu minicursos no período vespertino: a) Principais Alterações Laboratoriais em Pacientes com COVID-19, ministrado pela Dra. Edvannia dos Santos Silva; b) Diagnóstico Laboratorial das Infecções Sexualmente Transmissíveis, conduzido pela Dra. Vilma Clemi Colli; c) Fundamentos Científicos Aplicados à Colpocitologia: epitélios representativos, alterações reativas, microbiologia, atipias e lesões, ministrado pelo Dr. Mateus Peruzzo Correia.